Conselho de Segurança da ONU aprova proposta de cessar-fogo em Gaza
Proposta de cessar-fogo em Gaza, apresentada pelos Estados Unidos, foi aprovada por 14 votos a favor, zero contra e uma abstenção da Rússia
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, nesta segunda-feira (10/6), uma proposta de cessar-fogo na guerra entre Israel e Hamas, que recentemente completou oito meses.
Apresentado pelos Estados Unidos, o texto foi aprovado por 14 países do órgão – entre membros fixos e rotativos -, zero contra e uma abstenção, da Rússia.
Na primeira fase do plano, o documento prevê um cessar-fogo de seis semanas, o recuo de ofensiva israelense em áreas da Faixa de Gaza, além da libertação de reféns sequestrados pelo Hamas e de prisioneiros palestinos detidos por Israel.
Anteriormente, o presidente Joe Biden afirmou que a proposta e os termos do acordo partiram do governo israelense. Durante a sessão desta segunda, a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, instou o Hamas a aceitar a resolução.
Apesar da aprovação, isso não significa que os termos propostos pelo documento serão adotados por Israel e Hamas. Os dois lados envolvidos no conflito ainda não se pronunciaram sobre a resolução.
Em março deste ano, o Conselho de Segurança da ONU aprovou um cessar-fogo imediato em Gaza durante o Ramadã, o mês sagrado para muçulmanos. A guerra, no entanto, continuou.