metropoles.com

Conselho de Segurança da ONU aprova proposta de cessar-fogo em Gaza

Proposta de cessar-fogo em Gaza, apresentada pelos Estados Unidos, foi aprovada por 14 votos a favor, zero contra e uma abstenção da Rússia

atualizado

Compartilhar notícia

UN Photo/Eskinder Debebe
imagem colorida mostra conselho de segurança da onu - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra conselho de segurança da onu - Metrópoles - Foto: UN Photo/Eskinder Debebe

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, nesta segunda-feira (10/6), uma proposta de cessar-fogo na guerra entre Israel e Hamas, que recentemente completou oito meses.

Apresentado pelos Estados Unidos, o texto foi aprovado por 14 países do órgão – entre membros fixos e rotativos -, zero contra e uma abstenção, da Rússia.

Na primeira fase do plano, o documento prevê um cessar-fogo de seis semanas, o recuo de ofensiva israelense em áreas da Faixa de Gaza, além da libertação de reféns sequestrados pelo Hamas e de prisioneiros palestinos detidos por Israel.

Anteriormente, o presidente Joe Biden afirmou que a proposta e os termos do acordo partiram do governo israelense. Durante a sessão desta segunda, a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, instou o Hamas a aceitar a resolução.

Apesar da aprovação, isso não significa que os termos propostos pelo documento serão adotados por Israel e Hamas. Os dois lados envolvidos no conflito ainda não se pronunciaram sobre a resolução.

Em março deste ano, o Conselho de Segurança da ONU aprovou um cessar-fogo imediato em Gaza durante o Ramadã, o mês sagrado para muçulmanos. A guerra, no entanto, continuou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?