metropoles.com

Conselho Europeu anuncia acordo contra importação de petróleo russo

Novo pacote, anunciado nesta segunda-feira (30/5) pelo presidente do conselho, vai minar 2/3 das importações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Imagem colorida de bandeiras azuis com estrelas amarelas da União Europeia, dispostas uma ao lado da outra, tremulando, com um prédio ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de bandeiras azuis com estrelas amarelas da União Europeia, dispostas uma ao lado da outra, tremulando, com um prédio ao fundo - Metrópoles - Foto: iStock

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, anunciou nesta segunda-feira (30/5) um novo pacote de sanções contra a Rússia, em meio à guerra na Ucrânia.

Um dos destaques é proibir a importação de dois terços do petróleo russo que atualmente é contratado pela União Europeia. De acordo com Michel, a medida corta “uma enorme fonte de financiamento para a máquina de guerra”.

O pacote anunciado pelo líder do grupo inclui também o banimento da transmissão de três emissoras estatais russas e sanções para indivíduos acusados de crimes de guerra na Ucrânia.

O banco russo Sberbank, um dos maiores do país, também continua a ser alvo de sanções do bloco econômico europeu.

Interrupção do fornecimento de gás natural

Holanda terá o fornecimento de gás natural proveniente da Rússia suspenso a partir desta terça-feira (30/5). A GasTerra, estatal holandesa responsável pela distribuição do recurso, se recusou a realizar o pagamento em rublos, moeda russa.

A companhia russa Gazprom, maior exportadora de gás do país e com quem a GasTerra tem contrato, exige que os pagamentos sejam feitos em rublos, seguindo decreto do presidente Vladimir Putin que entrou em vigor em 1º de abril.

“A abertura de contas em Moscou sob a lei russa e seu controle pelo regime russo representam um risco muito grande”, argumentou a holandesa GasTerra, em nota.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?