metropoles.com

Guerra: reunião da ONU fracassa após veto a resoluções de EUA e Rússia

Mais uma vez, o Conselho de Segurança não conseguiu chegar a consenso para frear conflito entre Israel e Hamas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lev Radin/Pacific Press/LightRocket via Getty Images
Imagem colorida mostra reunião do conselho de segurança da ONU - metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra reunião do conselho de segurança da ONU - metrópoles - Foto: Lev Radin/Pacific Press/LightRocket via Getty Images

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) votou, na tarde desta quarta-feira (25/10), duas novas resoluções para frear o conflito entre Israel e o Hamas. Os textos propostos pelos Estados Unidos (EUA) e pela Rússia, porém, acabaram vetados.

A minuta apresentada pela delegação americana recebeu 10 votos a favor, três contra e duas abstenções. Apesar de conquistar a maioria dos países, o texto acabou vetado por receber voto contrário da China e da Rússia, que são membros do colegiado.

O texto norte-americano tem a oposição da China e da Rússia por não haver uma medida de cessar-fogo imediato. A proposta, por defender o direito de defesa de Israel, propunha pausas humanitárias.

Ainda na tarde desta quarta (25/10), o Conselho de Segurança votou uma minuta sugerida pela Rússia. A China, país-membro, declarou apoio à medida, que acabou vetada. O texto recebeu quatro votos a favor, dois contra e nove abstenções.

8 imagens
Ataques de Israel têm vitimado adultos e crianças na Faixa de Gaza
Destruição após o ataque israelense no campo de Nuseirat, Faixa de Gaza
Imagem aérea da destruição após o ataque israelense no campo de Nuseirat, Faixa de Gaza
Corpos de palestinos mortos em ataques israelenses estão sendo transportados para sepultamento no necrotério do Hospital Al Aqsa em Deir El Belah, Gaza
1 de 8

Hospitais de Gaza estão sobrecarregados com feridos após ataques de Israel

Ahmad Hasaballah/Getty Images
2 de 8

Ataques de Israel têm vitimado adultos e crianças na Faixa de Gaza

Ahmad Hasaballah/Getty Images
3 de 8

Destruição após o ataque israelense no campo de Nuseirat, Faixa de Gaza

Ashraf Amra/Anadolu via Getty Images
4 de 8

Abed Rahim Khatib/Anadolu via Getty Images
5 de 8

Imagem aérea da destruição após o ataque israelense no campo de Nuseirat, Faixa de Gaza

Doaa Albaz/Anadolu via Getty Images
6 de 8

Corpos de palestinos mortos em ataques israelenses estão sendo transportados para sepultamento no necrotério do Hospital Al Aqsa em Deir El Belah, Gaza

Ashraf Amra/Anadolu via Getty Images
7 de 8

Print de tela mostra incêndio causado por um ataque aéreo israelense no campo de refugiados de Nuseirat, na cidade de Gaza

Ramzi Adel/Anadolu via Getty Images
8 de 8

Equipes de busca e resgate participam dos esforços para resgatar civis presos sob os escombros após um ataque aéreo israelense em Khan Yunis, Gaza

Mustafa Hassona/Anadolu via Getty Images

Outras minutas

O Conselho de Segurança da ONU, até o momento, já se debruçou sobre quatro minutas de resolução. No entanto, em nenhum dos casos houve consenso para a aplicação de medidas capazes de frear o conflito.

Na última semana, o conselho tinha na mesa duas resoluções, uma apresentada pela Rússia e outra pelo Brasil, que é o atual presidente temporário. A proposta russa pedia um cessar-fogo imediato, mas sem condenar diretamente o grupo extremista Hamas. Foram cinco votos a favor, quatro contra e seis abstenções. O texto não passou.

Em seguida, foi colocada em votação a minuta brasileira. O texto garantiu a maioria dos votos, mas o posicionamento contrário dos Estados Unidos minou qualquer aprovação. Como membros permanentes, os americanos têm poder de veto. Embaixadora dos EUA, Linda Thomas-Greenfield afirmou que a decisão ocorreu devido ao fato de o texto não fazer menção direta ao direito de autodefesa de Israel.

Conselho de Segurança

O Conselho de Segurança é o único dos órgãos da ONU que tem a capacidade de adotar resoluções obrigatórias. A falta de consenso em torno de uma medida para frear a guerra colocou em debate a capacidade do órgão para arbitrar e frear conflitos.

O colegiado foi instituído no ato da criação da ONU, em 1946. O órgão é composto por 15 membros das nações unidas. São permanentes apenas China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos – países que figuraram como os grandes vitoriosos da 2ª Guerra Mundial.

A principal atribuição do conselho é agir em prol da manutenção da paz e da segurança internacionais. Com base nas deliberações, o colegiado pode decidir, por exemplo, ordenar operações militares internacionais, aplicar sanções e criar missões de paz.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?