metropoles.com

Conselho Consultivo de Covid-19 é anunciado por Biden e tem uma brasileira

Criação do órgão faz parte do plano de mudança. Para Biden, lidar com a pandemia é uma das batalhas mais importantes do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Drew Angerer/Getty Images
Joe Biden
1 de 1 Joe Biden - Foto: Drew Angerer/Getty Images

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou, nesta segunda-feira (9/11), a criação do Conselho Consultivo de Covid-19, uma equipe de líderes especialistas em saúde pública que vai aconselhar Biden e Kamala Harris. A medida faz parte do plano de transição do democrata.

“Lidar com a pandemia de coronavírus é uma das batalhas mais importantes que nosso governo enfrentará e serei informado pela ciência e por especialistas”, disse o presidente eleito.

“O conselho consultivo ajudará a moldar minha abordagem para gerenciar o aumento nas infecções relatadas, garantir que as vacinas sejam seguras, eficazes e distribuídas de forma eficiente, equitativa e gratuita, e proteger as populações em risco”, afirmou Biden.

O país registra mais de 236 mil mortes e, em pelo menos 40 estados, os casos estão aumentando. Por isso, Biden se comprometeu a tratar a pandemia de Covid-19 de uma maneira diferente da atual a fim de conter a disseminação da doença.

4 imagens
Conselho faz parte do plano de transição do democrata Joe Biden
Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos
No discurso de vice-presidente eleita, Kamala frisou sobre a mãe inspirá-la em todos os objetivos
1 de 4

Joe Biden, presidente dos EUA

Win McNamee/Getty Images
2 de 4

Conselho faz parte do plano de transição do democrata Joe Biden

Drew Angerer/Getty Images
3 de 4

Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos

Win McNamee/Getty Images
4 de 4

No discurso de vice-presidente eleita, Kamala frisou sobre a mãe inspirá-la em todos os objetivos

Tasos Katopodis/Getty Images

Os cientistas e especialistas em saúde pública que compõem o conselho consultivo vão se informar com as autoridades locais com o intuito de determinar as medidas para unir saúde e economia. A ideia é colocar o vírus sob controle, mas também fornecer alívio imediato às famílias trabalhadoras.

Além disso, existe uma busca para reabrir as escolas e empresas de maneira segura e eficiente, como também para lidar com as disparidades raciais e étnicas existentes no país.

O Conselho Consultivo de Covid-19 é composto por um grupo diversificado e experiente de médicos e cientistas. Os membros atuaram em administrações anteriores e têm experiência em liderar respostas para crises de saúde pública em todo o mundo.

Brasileira na equipe 

Além dos copresidentes, o conselho terá como membros Rick Bright, Ezekiel Emanuel, Atul Gawande, Celine Gounder, Julie Morita, Michael Osterholm, Loyce Pace, Robert Rodriguez, Eric Goosby e a brasileira Luciana Borio.

De acordo com o comunicado, Luciana é pesquisadora sênior de saúde global do Conselho de Relações Exteriores dos Estados Unidos e especializada em biodefesa, doenças infecciosas emergentes, desenvolvimento de produtos médicos e emergências complexas de saúde pública.

A brasileira ocupou cargos de liderança sênior na FDA (Food and Drug Administration, que seria semelhante à Anvisa no Brasil) e no Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, inclusive como cientista chefe interina da FDA.

Luciana também atuou como diretora do escritório de contraterrorismo e ameaças emergentes e comissária assistente para política de contraterrorismo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?