metropoles.com

Conselheiro de Zelensky a Lula: “É simples. A Rússia atacou a Ucrânia”

Mykhailo Podolyak rebateu o comentário do ex-presidente brasileiro sobre a invasão russa à Ucrânia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Redes Sociais
conselheiro da Ucrânia, Mykhailo Podolyak posa para foto usando um terno cinza e uma blusa branca. ele cruza os braços
1 de 1 conselheiro da Ucrânia, Mykhailo Podolyak posa para foto usando um terno cinza e uma blusa branca. ele cruza os braços - Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O conselheiro do gabinete presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, publicou nesta quinta-feira (5/5) uma resposta às declarações feitas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em entrevista à revista norte-americana Time.

Na ocasião, Lula afirmou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, “quis a guerra” e poderia ter agido de forma diferente para evitar o conflito. “Esse cara é tão responsável quanto o Putin. Ele é tão responsável quanto o Putin. Porque numa guerra não tem apenas um culpado”, disse o petista.

Em seu perfil no Twitter, Podolyak rebateu: “O ex-presidente Lula da Silva fala sobre a culpa da Ucrânia ou do Ocidente na guerra. São tentativas da Rússia de distorcer a verdade. É simples: a Rússia traiçoeiramente atacou a Ucrânia, a guerra é apenas no território da Ucrânia, a Rússia mata civis maciçamente. Guerra clássica de destruição e ocupação”.

Veja:

Essa não foi a primeira vez que um representante ucraniano reage a declarações de Lula. Na última quarta-feira (4/5), a ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil Fabiana Tronenko reclamou da fala do ex-presidente brasileiro sobre a guerra em seu país.

“Que desrespeito do ex-presidente Lula com o povo ucraniano e com todos os esforços do presidente Zelensky! Liberdade, Democracia e vidas, não se resolvem em uma mesa de bar”, escreveu a ex-embaixatriz nas redes sociais.

Confira:

No dia 30 de março, Lula participou do Encontro Internacional Democracia e Igualdade, que aconteceu na Uerj. Na ocasião, o ex-presidente petista afirmou que, se o conflito acontecesse no Brasil, tudo seria resolvido “tomando cerveja”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?