metropoles.com

Conselheiro de Putin cita guerra nuclear caso Rússia perca na Ucrânia

Dmitry Medvedev, ex-presidente da Rússia, disse que derrota na guerra contra Ucrânia pode significar início de conflito com ogivas nucleares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mikhail Svetlov/Getty Images
Russian President Vladimir Putin attends the wreath laying ceremony in Moscow
1 de 1 Russian President Vladimir Putin attends the wreath laying ceremony in Moscow - Foto: Mikhail Svetlov/Getty Images

O ex-presidente russo e vice-presidente do Conselho de Segurança de Putin, Dmitry Medvedev, afirmou que a derrota da Rússia na guerra contra a Ucrânia pode ser o início de uma ameaça nuclear.

A declaração ocorreu em uma publicação no Telegram oficial de Medved, nesta quinta-feira (20/1), dois dias após o Kremlin anunciar a conclusão do Poseidon, o “torpedo do juízo final” de Vladimir Putin.

“A derrota de uma potência nuclear em uma guerra convencional pode provocar a eclosão de uma guerra nuclear”, disse Medvedev. O ex-presidente da Rússia entre 2008 e 2012 lembrou que nenhum outro país com armas nucleares perderam guerras, e que esse pensamento deveria “ser óbvio para qualquer um”.

A fala do aliado de Putin coincide com o momento em que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) planeja se reunir com outras lideranças mundias para discutir ajuda militar à Ucrânia. E encontro, que deve reunir mais de 50 países, ocorrerá na base áerea de Ramstein, na Alemanha, nesta sexta-feira (19/1).

Atualmente, a Rússia lidera o ranking de países com mais armas nucleares no mundo. Segundo dados da Federação de Cientistas Americanos (FAS), 5.977 ogivas nucleares estão presentes em território russo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?