metropoles.com

Conheça o HTS, grupo que voltou a ameaçar o regime Assad na Síria

Fundado em 2017, o Hayat Tahrir Al-Sham (HTS) tomou o controle de Aleppo durante a maior ofensiva contra o regime de Assad nos últimos anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Anas Alkharboutli / Getty Images)
Imagem colorida de exército Sírio - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de exército Sírio - Metrópoles - Foto: Anas Alkharboutli / Getty Images)

O regime de Bashar al-Assad na Síria enfrenta, desde a última semana, uma das maiores ofensivas de insurgentes dos últimos anos. A resistência ao governo é liderada pelo grupo Hayat Tahrir Al-Sham (HTS).

Até o momento, o HTS e forças jihadistas aliadas já tomaram o controle de grade parte de Aleppo, a segunda maior cidade da Síria. A operação, chamada de “Dissuasão da Agressão”, também mira a região de Hama.

Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (SOHR), 514 pessoas já morreram durante a ofensiva rebelde liderada pelo HTS até o momento, que mudou o controle de Aleppo pela primeira vez desde 2016.

Hayt Tahrir Al-Sham (HTS)

Fundado em 2017 em meio à guerra civil na Síria, o Hayt Tahrir Al-Sham (HTS) é a união de cinco milícias islâmicas opositoras de Bashar al-Assad, que governa o país desde 2000. A estimativa é de que o grupo conte com cerca de 30 mil combatentes.

Antes, o HTS era conhecido como Frente Al Nusra e chegou a ter ligações com o Estado Islâmico, com quem rompeu em 2012. Posteriormente, o grupo aliou-se à Al-Qaeda, mas também se afastou da organização fundada por Osama Bin Laden.

Ao anunciar rompimento com a Al-Qaeda, o líder do grupo, Abu Mohammed Al-Jolani, também decidiu criar o HTS, classificado pelo governo dos Estados Unidos como uma organização terrorista.

Com a mudança de nome e o afastamento de outros grupos fundamentalistas islâmicos, o HTS também se distanciou do jihadismo global e passou a focar em ações na Síria, onde tenta derrubar o governo de Assad.

Apesar da classificação como uma organização terrorista, Al-Jolani vende ao mundo a imagem de que o HTS é um grupo “mais moderado” em comparação a outros, como os antigos aliados Estado Islâmico e Al-Qaeda.

Atualmente, o HTS é um dos últimos grupos a resistir à ofensiva das forças do regime Assad na Síria, apoiadas pela Rússia e Irã, que recuperou grandes partes do território do país que estava nas mãos de opositores. O grupo mantém o controle da cidade de Idlib, no noroeste do país, desde 2017.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?