metropoles.com

Congresso dos EUA aprova projeto para aplicar sanções ao TPI

A proposta surge após o procurador-chefe do TPI solicitar um mandado de prisão contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida do Congresso Americano - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do Congresso Americano - Metrópoles - Foto: Getty Images

O Congresso norte-americano aprovou, nesta terça-feira (4/6), um projeto de lei (PL) que autoriza a imposição de sanções contra membros do Tribunal Penal Internacional (TPI).

A proposta surge após o procurador-chefe do TPI, Karim Khan, solicitar mandados de prisão contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, seu ministro da Defesa Yoav Gallant, e líderes do grupo terrorista Hamas, como Yahya Sinwar, Mohammed Deif e Ismail Haniyeh.

O TPI — ou ICC, na sigla em inglês para International Criminal Court — foi criado pelo Estatuto de Roma, de 1998, para julgar crimes de genocídio, crimes de guerra, crimes contra a humanidade e crimes de agressão.

A proposta, aprovada com 247 votos a favor e 155 contra, foi sustentada por deputados republicanos e criticada pelos democratas. Agora, a medida segue para o Senado.

O PL visa impor sanções econômicas e retenção de vistos contra indivíduos e juízes vinculados ao TPI, que se estenderia também a seus familiares.

Segundo a agência de notícias Associated Press, os democratas criticaram o projeto por considerá-lo “excessivamente amplo”.

Biden desaprova pedido de prisão de Netanyahu

O pedido de prisão emitido por Karim Khan contra o premier Benjamin Netanyahu desagradou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O democrata enfatizou a “falsa equivalência” do procurador entre as ações de Israel e do grupo palestino Hamas.

Já Netanyahu chamou o mandado de prisão de “vergonhoso”, afirmando que o “antissemitismo” — preconceito contra judeus — estava por trás dele.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?