metropoles.com

Congressista denuncia subsidiárias da JBS por violação da lei nos EUA

Segundo ela, a empresa estaria em busca de investimentos norte-americanos, mas escondia as investigações que recaem sobre a companhia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
jbs
1 de 1 jbs - Foto: Divulgação

Algumas subsidiárias do conglomerado da JBS nos Estados Unidos (EUA) que têm recebido incentivos financeiros do departamento de agricultura da administração de Donald Trump estariam escondendo informações a respeito de investigações que recaem sobre as empresas dos potenciais investidores no país. As informações foram publicadas pelo jornal norte-americano Daily News. Segundo o veículo, a prática viola a lei estadunidense.

A denúncia foi repassada pela congressista Carolyn Maloney, do partido Democrata, ao presidente da Comissão de Títulos e Câmbios (Securities and Exchange Commission) norte-americana, Jay Clayton.

“As entidades da JBS têm levantado financiamentos de investidores americanos sem revelar investigações de potenciais violações do Departamento de Justiça e da Comissão de Títulos e Câmbios”, teria dito Maloney na carta endereçada ao presidente da comissão e obtida pelo veículo.

A carta enviada pela deputada junta-se a outras violações que teriam sido cometidas pelos irmãos Joesley e Wesley Batista, controladores da JBS. O veículo lembrou que os dois deixaram a gestão diária da empresa, mas ainda a comandam por meio de uma sociedade, e estiveram presos por pagar propinas a políticos brasileiros.

A publicação revisou arquivos da Justiça e confirmou que subsidiárias da JBS estão sob investigação por violar a Lei Americana Anticorrupção no Exterior.

Procurado, o representante da JBS nos EUA, Cameron Bruett, negou as acusações e disse que a empresa atua em total conformidade com os requisitos exigidos pelas leis norte-americanas.

Apesar da situação apontada pelo jornal, o Daily News informa que o Departamento de Agricultura do governo Trump tem contratos de mais de US$ 62 milhões com a principal subsidiária da JBS nos Estados Unidos, a JBS USA.

Os recursos, segundo o veículo, seriam de um programa federal da atual administração para ajudar agricultores americanos sofrem as consequências da guerra comercial com a China.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?