metropoles.com

Congo: número de mortes por Ebola sobe para 26

O país começará a administrar vacina experimental contra o vírus na segunda-feira (21/5) em Mbandaka. Há 1,2 milhão de habitantes na cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IStock
Doctor with latex glove holds a syringe with the blood infected
1 de 1 Doctor with latex glove holds a syringe with the blood infected - Foto: IStock

O Ministério da Saúde do Congo confirmou nova morte por Ebola, elevando para 26 o número de pessoas que morreram por causa do surto da doença na província de Equateur, no noroeste do país. Segundo o órgão, quatro novos casos foram confirmados. Um total de 46 casos da febre hemorrágica foram relatados na região, incluindo 21 já confirmados de Ebola, outros 21 prováveis e quatro suspeitos.

O Congo começará a administrar uma vacina experimental contra o vírus na segunda-feira (21/5) em Mbandaka, cidade de 1,2 milhão de habitantes. “A campanha de vacinação começa nesta segunda. O alvo será, primeiro, a equipe de saúde e os contatos dos doentes”, disse o ministro da Saúde do país, Oly Ilunga.

Inicialmente, a ação de imunização terá como foco 600 pessoas, principalmente equipes médicas, contatos de casos suspeitos e aqueles que estiveram próximos dessas pessoas, disse Ilunga.

Autoridades estão trabalhando urgentemente para evitar que a doença se espalhe pela região. Mais de 4 mil doses já estão no Congo e outras estão a caminho, de acordo com autoridades. A vacina ainda está em fase de testes, mas foi eficaz no surto da África Ocidental há alguns anos.

O presidente do Congo, Joseph Kabila, e seu gabinete concordaram em aumentar os recursos para a emergência do Ebola para mais de US$ 4 milhões. A equipe do governo também endossou a decisão de fornecer assistência médica gratuita para as áreas afetadas, assim como prestar cuidados especiais a todas as vítimas do Ebola e seus familiares.

A disseminação do Ebola de uma área rural para Mbandaka deixou o país em alerta, já que o vírus pode se espalhar mais rapidamente nos centros urbanos. A febre pode causar hemorragia interna grave, muitas vezes fatal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?