metropoles.com

Conflitos na Faixa de Gaza deixam 58 mortos e centenas de feridos

Palestinos protestam contra abertura da embaixada dos EUA, em Jerusalém, e soldados israelenses atiram para evitar “invasões”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MAJDI MOHAMMED/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Protestos contra transferência da embaixada dos EUA
1 de 1 Protestos contra transferência da embaixada dos EUA - Foto: MAJDI MOHAMMED/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Já chega a 58 o número de palestinos mortos durante confrontos com soldados israelenses nesta segunda-feira (14/5), na fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel. A comunidade palestina protesta contra a abertura da embaixada dos EUA em Jerusalém, também nesta segunda, e centenas estão feridos em decorrência do enfrentamento com o Exército de Israel.

Desde o início da manhã, milhares de palestinos se reúnem em diferentes pontos nas proximidades da fronteira e pequenos grupos se aproximaram da cerca de segurança guardada por militares israelenses. Os manifestantes tentaram atacar a cerca e atiraram pedras na direção dos soldados, que responderam com tiros sob a justificativa de defender a fronteira de possíveis invasões.

As forças de segurança israelenses estão se preparando para dezenas de milhares de palestinos protestando nesta segunda-feira não só na Faixa de Gaza, que está sob o bloqueio israelense, mas também na Cisjordânia, ocupada contra a abertura da embaixada dos EUA em Jerusalém à tarde.

Alerta
Desde domingo (13), o exército israelense lançou panfletos em Gaza para alertar os palestinos que participam das manifestações do risco de estarem expostos ao perigo e que não permitiria danos à cerca de segurança.

A abertura da embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém é um movimento favorável à Israel, pois reconhece a existência do Estado israelense, e deixou os palestinos enfurecidos. A medida abalou o mundo árabe e os aliados ocidentais.

O presidente palestino Mahmoud Abbas chamou a mudança da embaixada de Tel-Aviv para Jerusalém de “tapa na cara” e disse que os Estados Unidos não podem mais ser considerados intermediários honestos em qualquer negociação de paz com Israel.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?