metropoles.com

“Conflito de agendas” gerou desencontro de Lula e Zelensky, diz porta-voz ucraniano

Vice-chefe de Gabinete do presidente ucraniano defendeu que Zelensky passou apenas um dia no Japão, mas que reunião era esperada pelos dois

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Montagem com fotos de Presidency of Ukraine/Handout/Anadolu Agency via Getty Images e Vinícius Schmidt/Metrópoles
Montagem com fotos do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e do presidente Lula
1 de 1 Montagem com fotos do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e do presidente Lula - Foto: Montagem com fotos de Presidency of Ukraine/Handout/Anadolu Agency via Getty Images e Vinícius Schmidt/Metrópoles

O encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Volodymyr Zelensky, durante a cúpula do G7, no Japão, não ocorreu por conta de um “conflito de agendas”. Essa foi a explicação dada pelo vice-chefe de gabinete da Presidência da Ucrânia, Ihor Zhovkva, durante entrevista nesta terça-feira (23/5).

A explicação do porta-voz ucraniano vai de encontro à versão do governo brasileiro, que diz ter oferecido várias opções de horário a Zelensky, mas ele não compareceu. A reunião chegou a ser negociada e ocorreria no domingo (21/5,) mas o encontro acabou cancelado sem maiores explicações. Horas depois, Lula disse que esperou, porém, Zelensky não foi à agenda bilateral.

“Nada aconteceu com o presidente do Brasil. Na diplomacia, existe uma incompatibilidade de cronograma. Foi o que aconteceu”, declarou Zhovkva, em entrevista à rádio ucraniana Liberty.

Zhovkva enfatizou que o presidente da Ucrânia passou menos de 24 horas em Hiroshima. Ele também acredita que o encontro bilateral era um desejo tanto de Lula quanto de Zelensky. “Mas não deu certo, não nos conhecemos”, prosseguiu.

Desejo de ouvir o Brasil

Apesar do “desencontro”, ele frisou que a Ucrânia deseja ouvir a proposta de paz do Brasil. A próxima oportunidade de encontro entre os dois líderes pode ser na Cúpula de chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos e da União Europeia, em julho, na Bélgica.

“Acho que haverá uma oportunidade em plataformas internacionais relevantes para falar sobre como o Brasil realmente vê o que está acontecendo na Ucrânia. Se este país apresentar propostas de paz apropriadas, deve entender que essas propostas devem formar a base ou fazer parte do plano ucraniano, a fórmula ucraniana para a paz”, declarou.

O porta-voz ucraniano defendeu ainda que a proposta de paz deve ser do país. “Não pode haver ‘plano brasileiro’ para a paz na Ucrânia, nem ‘plano chinês’, nem ‘plano africano’, nem ‘plano vaticano’. Como a guerra está ocorrendo no território da Ucrânia, a fórmula para a paz deve ser apenas ucraniana”.

“Mudando o clima”

Zhovkva lembrou que, no início deste mês, o assessor para assuntos internacionais do Palácio do Planalto, Celso Amorim, esteve em Kiev. Na ocasião, ele foi recebido pelo presidente Zelensky e outras autoridades do país.

Na mesma data, a Ucrânia nomeou o vice-chanceler ucraniano, Andrii Melnyk, como representante no Brasil. A embaixada estava sem titular desde antes do início da guerra, em fevereiro de 2022.

Melnyk é um dos vice-chanceleres da Ucrânia e responsável pelas Américas na diplomacia de Kiev. Ele também participou da visita de Amorim à capital ucraniana, e momentos antes do anúncio, publicou uma foto com Amorim nas redes sociais. Com a legenda: “Estamos mudando lentamente o clima entre a Ucrânia e o Brasil”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?