Conflito: 20 soldados indianos são mortos na fronteira com a China
Relatórios preliminares indicam que os militares não foram baleados, mas mortos em uma briga envolvendo pedras e paus de madeira
atualizado
Compartilhar notícia
Vinte soldados do Exército indiano foram mortos, na noite dessa segunda-feira (15/06), em um confronto na fronteira entre a Índia e a China, aumentando ainda mais a tensão entre os dois países. As informações são do New York Times.
Esta foi a primeira vez em décadas que soldados são mortos em um conflito ao longo da fronteira, que atravessa um terreno do Himalaia. Relatórios preliminares indicam que os militares não foram baleados, mas mortos em uma briga envolvendo pedras e paus de madeira.
No último mês, uma briga semelhante ocorreu e soldados ficaram gravemente feridos de ambos os lados. Um porta-voz militar indiano afirmou que três pessoas foram mortas na hora e outras 17 não resistiram aos ferimentos.
Citando fontes governamentais, os canais de televisão indianos informaram que militares chineses também foram mortos, mas as autoridades chinesas não comentaram sobre o assunto.
Em Pequim, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, disse que as forças indianas atravessaram ilegalmente a fronteira duas vezes na segunda e atacaram o Exército chinês.
Já os indianos ressaltam a ideia de que a luta eclodiu em território indiano e envolveu um grande número de soldados de cada lado, lutando com pedras.