metropoles.com

Concorrentes de Kamala no Partido Democrata desistem de candidatura

Nome da vice-presidente como candidata à Casa Branca tem boa aceitação entre integrantes do partido. Governadores expressam apoio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tom Williams/CQ-Roll Call, Inc via Getty Images
Kamala Harris
1 de 1 Kamala Harris - Foto: Tom Williams/CQ-Roll Call, Inc via Getty Images

O caminho está cada vez mais livre para a candidatura de Kamala Harris à Casa Branca. Um dia após o anúncio de desistência de Joe Biden e com a escolha do nome dela para assumir o posto, cinco dos principais concorrentes da vice-presidente dentro do Partido Democrata desistiram de entrar na disputa.

O nome do candidato democrata só deve ser oficializado no próximo mês, durante a convenção do partido, mas a maioria dos que eram cotados, até então, já anunciou a saída da concorrência e expressou apoio à atual vice.

Além dos governadores da Califórnia, Gavin Newsom, da Pensilvânia, Josh Shapiro, e do deputado por Minnesota Dean Philips, que anteciparam o apoio à Kamala, foi a vez agora de os governadores do Michigan, Gretchen Whitmer, e de Illinois, J. B. Pritzker, manifestarem sua desistência.

“Farei tudo ao meu poder para ajudar a eleger Kamala Harris como a 47ª presidente dos EUA”, disse Shapiro. “Com nossa democracia em jogo, ninguém é melhor para vencer a visão sombria de Trump que Kamala”, expressou Newsom.

O único cotado que, até o momento, não falou abertamente sobre apoio a Harris, é o senador por Ohio, Sherrod Brown. Apesar disso, a aceitação pelo nome de Kamala para enfrentar Donald Trump mostra-se expressiva dentro do partido.

Apoio público

Assim que Biden anunciou a escolha dela para assumir a posição de candidata, vários figurões fizeram questão de expressar apoio, a exemplo do casal Bill e Hillary Clinton. Nomes como Barack Obama e a ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, seguem neutros em relação à sucessão de Biden.

As expressões de apoio foram aumentando ao longo desse domingo (22/7). Outros governadores democratas que manifestaram aprovação pelo nome de Kamala, foram: Tim Walz, de Minnesota; Wes Moore, de Maryland; Andy Beshar, de Kentucky; e Tony Evers, de Wisconsin.

Um dos maiores doadores do Partido Democrata, Dmitri Mehlhorn, que é conselheiro de Reid Hoffman, fundador do LinkedIn, também anunciou apoio a Kamala e a chamou de “sonho americano personificado”. “Mal posso esperar para ajudar a eleger a Presidente Harris”, disse ele.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?