Concorrentes de Kamala no Partido Democrata desistem de candidatura
Nome da vice-presidente como candidata à Casa Branca tem boa aceitação entre integrantes do partido. Governadores expressam apoio
atualizado
Compartilhar notícia
O caminho está cada vez mais livre para a candidatura de Kamala Harris à Casa Branca. Um dia após o anúncio de desistência de Joe Biden e com a escolha do nome dela para assumir o posto, cinco dos principais concorrentes da vice-presidente dentro do Partido Democrata desistiram de entrar na disputa.
O nome do candidato democrata só deve ser oficializado no próximo mês, durante a convenção do partido, mas a maioria dos que eram cotados, até então, já anunciou a saída da concorrência e expressou apoio à atual vice.
Além dos governadores da Califórnia, Gavin Newsom, da Pensilvânia, Josh Shapiro, e do deputado por Minnesota Dean Philips, que anteciparam o apoio à Kamala, foi a vez agora de os governadores do Michigan, Gretchen Whitmer, e de Illinois, J. B. Pritzker, manifestarem sua desistência.
“Farei tudo ao meu poder para ajudar a eleger Kamala Harris como a 47ª presidente dos EUA”, disse Shapiro. “Com nossa democracia em jogo, ninguém é melhor para vencer a visão sombria de Trump que Kamala”, expressou Newsom.
O único cotado que, até o momento, não falou abertamente sobre apoio a Harris, é o senador por Ohio, Sherrod Brown. Apesar disso, a aceitação pelo nome de Kamala para enfrentar Donald Trump mostra-se expressiva dentro do partido.
Apoio público
Assim que Biden anunciou a escolha dela para assumir a posição de candidata, vários figurões fizeram questão de expressar apoio, a exemplo do casal Bill e Hillary Clinton. Nomes como Barack Obama e a ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, seguem neutros em relação à sucessão de Biden.
As expressões de apoio foram aumentando ao longo desse domingo (22/7). Outros governadores democratas que manifestaram aprovação pelo nome de Kamala, foram: Tim Walz, de Minnesota; Wes Moore, de Maryland; Andy Beshar, de Kentucky; e Tony Evers, de Wisconsin.
Um dos maiores doadores do Partido Democrata, Dmitri Mehlhorn, que é conselheiro de Reid Hoffman, fundador do LinkedIn, também anunciou apoio a Kamala e a chamou de “sonho americano personificado”. “Mal posso esperar para ajudar a eleger a Presidente Harris”, disse ele.