Companhia de trens proibirá maconha nas estações da Alemanha
A empresa Deutsche Bahn afirma que medida visa a proteção dos viajantes, sobretudo de crianças e adolescentes
atualizado
Compartilhar notícia
A empresa ferroviária estatal alemã Deutsche Bahn anunciou que mudará suas regras internas e colocará cartazes de proibição do transporte de maconha nas estações e plataformas a partir da próxima semana. Embora desde 1º de abril, estejam valendo na Alemanha novas regras para o consumo de maconha, em muitos casos a substância segue proibida, como perto de escolas, creches, parquinhos ou instalações esportivas públicas. Também não é permitido o uso em calçadões entre 7h e 20h.
Assim a empresa de trens anunciou que adotará a restrição para proteger os viajantes. “Derivado da proibição legal do consumo de cannabis durante o dia em calçadões ou perto de escolas e parques infantis, queremos proteger nossos viajantes, especialmente as crianças e os jovens, nas nossas estações ferroviárias”, disse a porta-voz da DB. “É por isso que proibiremos o consumo de cannabis nas nossas estações ferroviárias”, completou.
O ajuste das regras deverá ser concluído em quatro semanas. A partir de 1º de junho, a DB passará a punir os infratores. Até lá, os funcionários da empresa deverão pedir “amigavelmente” a quem for flagrado fumando maconha que se abstenha do consumo enquanto estiver na estação. A única exceção é o uso de cannabis por motivos médicos, que já era permitido mesmo antes da nova legislação.
Tabaco
Ao contrário da maconha, o tabaco continuará sendo permitido em algumas áreas designadas dentro de algumas estações ferroviárias.
Desde 2007, há uma proibição geral de cigarros nas estações. Só é permitido fumar em áreas especialmente marcadas. De um total de 5,4 mil estações por toda a Alemanha, em apenas 400 há áreas para fumantes. Apesar disso, é comum que as pessoas desrespeitem a regra, fumando fora do local determinado. Nessas áreas delimitadas a maconha também é proibida.
Também nesta semana, autoridades do estado da Baviera anunciaram que será proibido o consumo de cannabis na Oktoberfest de 2024 em Munique.
Desde 1º de abril, maiores de 18 anos podem portar até 25 gramas de maconha. Essa quantidade equivale a entre 50 e 100 baseados. Além disso, maiores de idade também podem cultivar até três plantas, desde que destinadas ao uso pessoal, e armazenar até 50 gramas da erva seca dentro de casa.
A maconha pode ser adquirida nos chamados “clubes sociais de cannabis” – associações sem fins lucrativos com até 500 membros. Os associados podem comprar até 50 gramas de cannabis por mês – ou 30 gramas para quem tem entre 18 e 21 anos.
Leia mais reportagens na Deutsche Welle, parceira do Metrópoles.