metropoles.com

Como tempestade solar pode afetar o acesso do mundo à internet

Supertempestade solar que deve atingir o planeta em 2024 mexerá com o campo magnético, responsável pela comunicação humana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash
fios de internet azuis com brilho em foto tecnológica
1 de 1 fios de internet azuis com brilho em foto tecnológica - Foto: Unsplash

A internet mundial, seguida da rede elétrica, satélites e equipamentos de comunicação e navegação, como o GPS, estão no radar dos cientistas desde a publicação de um estudo do professor Peter Becker, da Universidade George Mason (Virgínia, EUA), em novembro deste ano.

Becker, segundo o jornal Insider Paper, afirmou que o planeta corre risco de ser atingido por uma supertempestade solar em 2024. O ano deverá ser marcado por um “apocalipse da internet”, conforme o estudioso.

3 imagens
O evento tem deixado os cientistas alarmados
1 de 3

Uma enorme tempestade solar deve atingir o planeta em 2024

Unsplash
2 de 3

Pixabay
3 de 3

O evento tem deixado os cientistas alarmados

Unsplash

O fenômeno deve causar grandes impactos à forma como a humidade lida com a tecnologia. Caso a tempestade acerte o planeta, a internet pode sofrer um “apagão”, deixando milhões de pessoas sem acesso às plataformas digitais.

Campo Magnético

O professor declarou que a supertempestade pode desregular o campo magnético terrestre, responsável pela manutenção da comunicação entre seres humanos. Uma vez que esse campo fica desprotegido e não consegue impedir a entrada de partículas solares no planeta, a interação por meio de ondas da rádio, internet e televisão é impactada.

O presidente da Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti), Johann Dantas, se mostrou preocupado com o fenômeno e o classificou como um “desastre”. Ele lembrou momentos em que redes sociais sofreram quedas, como o aplicativo de mensagens WhatsApp, o que gerou histeria coletiva.

“Pelo menos podemos recorrer ao Telegram, mas e quando não tiver nada disso funcionando?”, disse.

Ainda segundo o professor Becker, esta é a primeira vez na história que houve uma convergência entre o aumento da atividade solar com a dependência da internet pelo ser humano. Se a tempestade vier na direção da Terra, “nos dá cerca de 18 a 24 horas de aviso antes que essas partículas cheguem” e “comecem a mexer com o campo magnético”, de acordo com ele.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?