metropoles.com

Como brasileiros e estrangeiros enfrentam a inflação no fim de ano

Saiba as estratégias utilizadas pelas famílias para se adaptarem com a inflação e a realidade financeira na reta final do ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Imagem colorida, Mulher comprando em uma loja de conveniência e verificando seu recibo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, Mulher comprando em uma loja de conveniência e verificando seu recibo - Metrópoles - Foto: GettyImages

A inflação é um dos maiores desafios que afetam o poder de compra de famílias no Brasil durante os preparativos de Natal e ano novo. Com a aproximação das festas de fim de ano, brasileiros enfrentam o obstáculo de lidar com preços altos.

Segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado em novembro, foi registrada alta de inflação de 0,39%, acumulando 4,87% nos últimos 12 meses.

Em 2024, os preços de alimentos e presentes tiveram um aumento significativo, fazendo que famílias adotem ajustes criativos e mudanças de hábito para manter as tradições festivas.

Diante desse cenário, é fundamental que os consumidores nacionais e internacionais adotem práticas financeiras conscientes, como evitar compras e presentes por impulsos e priorizar a troca de presentes artesanais ou personalizados, que, além de mais econômicos, carregam maior valor sentimental.

A alta de 4,87% nos últimos 12 meses do IPCA teve como destaque o aumento nos preços de alimentos, combustíveis e serviços, fatores que influenciam nas festas que ocorrem no final do ano.

O impacto da inflação nos alimentos

Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a alta nos preços de proteínas típicas de Natal foi expressiva. O bacalhau subiu 18,8%, o pernil 15,3% e o peru 9,9%. Isso resultou em um aumento de 7,7% no custo médio das cestas natalinas, que chegaram a R$ 345,83.

Para contornar os aumentos, muitas famílias optam por marcas mais baratas, substituições de itens e pesquisas intensivas por promoções.

Imagem colorida, um homem avaliando um produto dentro de um mercado - Metrópoles
Com a aproximação das festas de fim de ano, as famílias brasileiras e estrangeiras residentes no Brasil enfrentam desafios significativos devido ao aumento dos custos de viagem, impulsionado pela inflação.

No exterior, uma pesquisa da Deloitte apontou que consumidores americanos planejam gastar 8% a mais em relação ao ano passado, totalizando cerca de US$1.778 por família. Apesar do otimismo, há maior adesão a promoções e busca por valor agregado, especialmente entre famílias de renda média alta.

Nos Estados Unidos e na Europa, tendências semelhantes foram observadas. Embora exista uma leve recuperação econômica, muitos consumidores estão optando por experiências em vez de presentes físicos, como maneira de racionalizar os gastos e valorizar momentos em família.

Viagens e hospedagem

Com o setor de turismo também pressionado pela inflação, muitos brasileiros escolhem destinos domésticos e opções mais econômicas, como casas alugadas por meio de plataformas digitais.

Já no exterior, há um aumento na busca por pacotes all-inclusive, que oferecem maior previsibilidade nos gastos.

Imagem colorida, uma mulher no aeroporto carregando a mala de viagem - Metrópoles
O aumento expressivo nos preços das passagens aéreas afeta diretamente o planejamento das famílias para as viagens de fim de ano.

O aumento expressivo nos preços das passagens aéreas afeta diretamente o planejamento das famílias para as viagens de fim de ano. Em novembro de 2024, as passagens aéreas registraram um aumento de 22,65%, representando o maior impacto individual do IPCA do mês.

Essa elevação contribuiu com 0,13 ponto percentual para a inflação de 0,39% registrada no período e, muitas famílias estão reconsiderando ou adaptando seus planos de viagem para acomodar os custos elevados.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?