metropoles.com

Comitê dos EUA recomenda aprovação de vacina da Pfizer/BioNTech

Caso vacina seja autorizada nos EUA e Anvisa não se manifestar em 72 horas, o imunizante é automaticamente autorizado no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacob King – Pool / Getty Images
Reino Unido inicia vacinação em massa contra o coronavírus
1 de 1 Reino Unido inicia vacinação em massa contra o coronavírus - Foto: Jacob King – Pool / Getty Images

Nesta quinta-feira (10/12) um comitê do FDA, a agência regulatória de medicamentos dos Estados Unidos, anunciou que recomenda a aprovação do uso emergencial da vacina produzida pelo consórcio farmaceutico Pfizer/BioNTech para combater a Covid 19.

A recomendação foi feita após reunião que considerou os resultados de uma análise detalhada da vacina contra a Covid-19, que confirmou eficácia de 95%.

Para o comitê, pessoas a partir de 16 anos poderão ser vacinadas com segurança. Agora o processo será levado a outro órgão para parecer final. Caso a vacina seja aprovada, os Estados Unidos serão o quarto país a aprovar a vacina Pfizer/BioNTech.

O Reino Unido foi o primeiro país a a iniciar campanha de vacinação com esse consórcio na terça-feira (8/12). Canadá e Barém também aprovaram a vacina.

Efeitos no Brasil

Caso a vacina Pfizer/BioNTech seja adotada nos EUA, isso poderá pavimentar uma aprovação mais rápida do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo a Lei 14.006/2020, se uma agência reguladora dos EUA, Japão, União Europeia ou China autorizar o uso de uma vacina, a Anvisa tem 72 horas para se manifestar sobre a decisão. Se ficar em silêncio, o imunizante é automaticamente autorizado para uso em território brasileiro.

O Ministério da Saúde apostou no consórcio Pfizer/BioNTech e encomendou 500 mil doses da vacina com entrega confirmada em janeiro de 2021.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?