Comissão pede indiciamento de Trump por invasão ao Capitólio
O comitê considerou ex-presidente americano Donald Trump responsável por incitar rebelião contra os Estados Unidos
atualizado
Compartilhar notícia
O Congresso dos Estados Unidos pediu o indiciamento do ex-presidente Donald Trump por incitar a invasão ao Capitólio. Nesta segunda-feira (19/12), a comissão responsável pela investigação apresentou relatório final.
Como término dos trabalhos, a comissão encaminha os resultados ao Departamento de Justiça, o qual fica responsável por dar prosseguimento à denúncia e processar Trump.
O relatório que conclui os trabalhos aponta que Trump cometeu crimes relacionados à obstrução de procedimento oficial, a conspiração para falso testemunho, a conspiração por fraude contra os Estados Unidos e a incitação de insurreição.
A comissão constatou ainda assessores recomendaram a Donald Trump que tentasse pacificar os manifestantes, no entanto, ele teria minimizado a dimensão dos ataques ao Capitólio.
Em 6 de janeiro de 2021, ocorreu a invasão ao Capitólio, prédio que abriga o Congresso dos Estados Unidos, resultando em cinco mortes.
A rebelião ocorreu no momento em que a vitória do atual presidente Joe Biden era anunciada e milhares de simpatizantes de Donald Trump forçaram a entrada no local.
Corrida presidencial
Apesar das polêmicas que envolvem o fim do mandato, o ex-presidente dos Estados Unidos anunciou, em novembro de 2022, a sua pré-candidatura para disputar a Presidência da República em 2024.
“Para tornar a América grande e gloriosa novamente, estou anunciando hoje a minha candidatura para presidente dos Estados Unidos”, anunciou à época.