Começa nesta 2ª a mais esperada Convenção do Partido Democrata
O Partido Democrata começa sua Convenção que durará até o dia 22 de agosto. O evento é o maior do partido e validará formalmente Kamala
atualizado
Compartilhar notícia
O Partido Democrata dá início a Convenção Nacional Democrata nesta segunda-feira (19/8), o evento que vai até quarta-feira (22/8). A convenção é o momento em que o partido anuncia publicamente, em uma organização grandiosa, os seus candidatos à presidência e à vice-presidência.
A convenção deste ano muito virou uma das mais esperadas da história desde que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desistiu de concorrer à reeleição, indicando a vice-presidente Kamala Harris como substituta no dia 21 de julho.
Kamala foi confirmada pelo partido no dia 5 de agosto por meio da antecipação da votação dos delegados que confirma a nomeação do partido e normalmente ocorre durante as convenções.
Outro motivo que torna esse um evento ainda maior é que recentemente Kamala Harris virou um fenômeno democrata que, junto ao seu vice, constantemente chamado de carismático, Tim Walz, carrega multidões por todo o país.
As lideranças do Partido destacam que a convenção será um momento histórico, pois, pela primeira vez, uma mulher negra será candidata presidencial por um grande partido político.
Devido à representatividade de Kamala, a maioria dos papéis principais na liderança da Convenção Democrata é de mulheres negras.
“Estamos vendo esses papéis de liderança proeminentes nas mãos de mulheres afro-americanas. Realmente, não é nenhuma surpresa porque elas certamente se esforçaram e foram contribuintes essenciais. Este não é um momento passageiro”, comentou Wendy Smooth, professora de Estudos de Gênero e Sexualidade Feminina e Ciência Política na Ohio State University.
Quem estará no evento?
As convenções são os maiores eventos político dos partidos e devido a grande visibilidade do evento, figuras relevantes comparecem.
Neste ano, estão confirmados Hillary Clinton, o presidente Joe Biden, os ex-presidentes Barack Obama e Bill Clinton. E, claro, a atual candidata Kamala Harris e o candidato a vice Tim Walz.
Biden fará um discurso na noite de abertura da convenção que, este ano, prestará homenagem a ele.
A ex-secretária de Estado Hillary Clinton, que concorreu à presidência em 2016, também discursará nesta segunda-feira.
Barack Obama falará na terça-feira (20/8), à noite, em um discurso esperado.
Já o ex-presidente Bill Clinton participará do evento na quarta-feira (21/8), à noite, pouco antes de o candidato democrata à vice-presidência, Tim Walz, fazer seu discurso de aceitação.
E, por fim, a grande estrela da noite democrata, Kamala Harris, encerrará a convenção com o discurso de aceitação à nomeação oficial do partido na quinta-feira (22/8) à noite.
A convenção servirá como a última parada da excursão de ônibus chamada “on the road to Chicago”, que partirá de Pittsburgh no domingo rumo a Chicago que Kamala Harris e Tim Walz estão fazendo.
No caminho, os candidatos e seus cônjuges farão paradas para encontrar eleitores em eventos de campanha.