metropoles.com

Começa julgamento de Trump por fraude ao inflar ativos imobiliários

Trump é acusado de fraudar de forma grosseira as avaliações de ativos financeiros a fim de obter vantagem. Julgamento vai até dezembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Seth Wenig-Pool/Getty Images)
imagem colorida mostra ex-presidente dos eua donald trump - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra ex-presidente dos eua donald trump - Metrópoles - Foto: Seth Wenig-Pool/Getty Images)

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump começou a ser julgado nesta segunda-feira (2/10), na Suprema Corte do Estado de Manhattan. Ele é acusado de usar métodos fraudulentos para supervalorizar seu patrimônio líquido a fim de obter vantagens. A análise do caso deve durar até dezembro. Trump compareceu à primeira sessão.

O julgamento é o primeiro de vários que Trump enfrentará no próximo ano. Todos, durante sua terceira candidatura à Casa Branca.

Esse processo civil, iniciado nesta segunda, é separado das quatro acusações criminais de Trump. A acusação foi feita pela procuradora-geral de Nova York, Letitia James. Segundo a denúncia, Donald Trump teria mentido sobre o valor de propriedades que são parte de seu patrimônio para obter termos favoráveis em empréstimos e transações comerciais.

Um juiz de Nova York, nos Estados Unidos, considerou que Donald Trump cometeu fraude ao inflar o valor de seus imóveis e ativos financeiros.

A decisão do juiz Arthur Engoron destaca que o ex-presidente norte-americano teria inflado o valor de seu patrimônio para benefício próprio durante décadas. O magistrado disse que Trump mentiu por diversas vezes nas suas demonstrações financeiras e, como consequência, obteve melhores condições de empréstimo.

Engoron ressaltou que o ex-presidente inflamou o seu patrimônio líquido em até U$ 2,23 bilhões, cerca de R$ 11,1 bilhões. Além de Trump, três de seus filhos, suas empresas e seus executivos são réus no processo por fraude.

Havia dúvidas sobre a presença de Trump na sessão de julgamento desta segunda. No entanto, ele esteve no tribunal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?