metropoles.com

Com voto do Brasil, ONU condena anexação russa de regiões da Ucrânia

Russo Vladimir Putin promoveu referendos nas regiões ucranianas de Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia, ocupadas pelo seu exército

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mario Tama/Getty Images
assembleia da ONU
1 de 1 assembleia da ONU - Foto: Mario Tama/Getty Images

A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, nesta quarta-feira (12/10), uma resolução que condena os referendos feitos pela Rússia para anexar regiões da Ucrânia ocupadas pelo exército de Vladimir Putin. O Brasil, que estava se abstendo em decisões relacionadas ao conflito, votou a favor da resolução.

O documento define a recente anexação das regiões de Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia como “uma violação da integridade territorial e soberania da Ucrânia”, além de ser “incompatível com os princípios da Carta [da ONU]”.

Dos 193 países membros da assembleia, 143 votaram a favor da resolução, inclusive o Brasil. Além da Rússia, quatro países foram contrários: Síria, Nicarágua, Coreia do Norte e Bielorrússia. As nações que escolheram se abster foram 35, enquanto os outros não votaram.

A decisão foi promovida pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e contou com o apoio influente da União Europeia e dos Estados Unidos. Com o título “Integridade Territorial da Ucrânia: Defendendo os Princípios da Carta da ONU”, a resolução defende que as regiões “estão ou estiveram sob o controle militar temporário da Federação Russa, como resultado de agressão, violação da soberania, independência política e integridade territorial da Ucrânia”.

Também exige que o Kremlin “reverta imediata e incondicionalmente suas decisões em 21 de fevereiro de 2022 e 29 de setembro de 2022” que oficializaram a anexação, não reconhecida pela Ucrânia e pela comunidade internacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?