Com voto do Brasil, ONU aprova resolução pelo fim da Guerra da Ucrânia
Brasil é favorável à retirada das tropas russas da Ucrânia. Outros 32 países, incluindo China e Índia, se abstiveram. Placar foi de 141 x 7
atualizado
Compartilhar notícia
A Assembleia das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta quinta-feira (23/2) uma resolução demandando que a Rússia encerre as hostilidades contra a Ucrânia e retire suas tropas do país vizinho. A votação ocorre um dia antes de a invasão da Ucrânia pelas forças comandadas por Vladimir Putin completar um ano.
A resolução foi aprovada por 141 votos a favor, incluindo o do Brasil, e 7 votos contra. Outros 32 países se abstiveram na votação, incluindo China e Índia, nações com grande influência geopolítica.
Os 141 votos favoráveis ao fim da guerra representam um ligeiro aumento em relação a votações anteriores na ONU que condenavam a Guerra da Ucrânia e tinham conseguido, no máximo, 139 votos.
Os países que votaram contra a resolução foram Belarus, Eritreia, Coréia do Norte, Mali, Nicarágua, Síria e a própria Rússia.
A resolução é não vinculante, ou seja, não prevê ações concretas caso a Rússia não respeite seu resultado, mas tem importância simbólica no momento em que a guerra faz aniversário.
Veja imagem do placar de votação: