Com “reinicialização manual”, Facebook tenta resolver falha que dura 5h e atinge WhatsApp e Instagram
Tanto o Facebook quanto WhatsApp e Instagram saíram do ar, conforme usuários perceberam pouco antes das 13h, no horário de Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Um grupo de funcionários do Facebook foi enviado, nesta segunda-feira (4/10), ao seu centro de dado, em Santa Clara, no estado norte-americano da Califórnia, para tentar uma “reinicialização manual” dos servidores. A informação é de um memorando interno da empresa divulgado pelo “New York Times“.
Tanto o Facebook quanto WhatsApp e Instagram saíram do ar, conforme usuários perceberam pouco antes das 13h, no horário de Brasília. Até o momento, não se sabe o que provocou as falhas. Ainda segundo o jornal norte-americano, especialistas da rede social tentam determinar a origem da instabilidade.
Dois membros da equipe de segurança disseram, no entanto, sob condição de anonimato por não poder fornecer informações abertamente, que um ataque cibernético é bastante improvável. Eles explicaram que a ação de hackers não seria capaz de derrubar tantos aplicativos.
A rede usada por funcionários do Facebook, chamada Workplace, também não funciona, segundo relatos de colaboradores, que de repente se viram impossibilitados de realizar suas atividades profissionais.
Em comunicado à imprensa, o Facebook confirmou a dificuldade de usuários acessarem o sistema, incluindo WhatsApp e Instagram, e disse “estar trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”.
“Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”, acrescentou.
Por que Facebook, Instagram e WhatsApp saíram do ar?
A instabilidade enfrentada pelas principais redes do grupo FacebookInc. – que controla o Instagram, Facebook, Messenger e WhatsApp – pode ser decorrente de uma falha de Domain Name System (DNS). É o que apontam especialistas e o próprio site do Facebook aos usuários. A informação é do jornal Extra.
No Brasil, o site do Facebook consta uma falha de DNS (sigla para Sistema de Nomes de Domínio) – o que pode indicar a causa do problema.
Essa também é a avaliação de Vivaldo José Breternitz, professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O docente avalia que uma eventual falha de DNS pode ser responsável pela instabilidade enfrentada pelas redes de Mark Zuckerberg nesta segunda-feira (4/10).
Segundo o Breterniz, o DNS é um sistema que controla o encaminhamento dos usuários aos destinos, ou seja, ao sistema do site que está sendo buscado.
Em julho, uma queda de DNS afetou a Akamai, que fornece serviços de hospedagem por DNS, impactando uma série de empresas mundo a fora que utilizam seus serviços.
“O sintoma (do erro) é o seguinte: esse negócio simplesmente desaparece como se não existisse mais o domínio Facebook”, assinala o professor.
Para o especialista, caso este seja mesmo o problema, é comum que a falha aconteça em todo lugar em que usuários utilizam o serviço – neste caso, em escala global, como ocorre com o Facebook.
“É até mais comum (a falha ser global). Um problema mais localizado seria, por exemplo, caso tivéssemos uma falha em um cabo submarino que traz as mensagens. E tudo isso o pessoal ‘re-roteia’ e troca os rumos das mensagens, e isso demoraria alguns minutos para voltar ao normal.”
Ainda que não sejam descartadas eventuais falhas feitas por humanos, ou até mesmo ataques cibernéticos, o professor avalia que este não deve ser o caso – uma vez que as Big Techs, apesar de sofrerem tentativas de ataques cibernéticos constantemente, possuem preocupação excessiva com esse ponto.
Instabilidade em outras redes
Depois de o Instagram, WhatsApp e Facebook permanecerem fora do ar por mais de três horas, sem previsão de retorno, o Twitter também apresentou instabilidade na tarde desta segunda-feira (4).
Segundo o site Downdetector, por volta das 16h, os usuários começaram a reclamar de erros na rede do passarinho, principalmente para o carregamento de comentários e imagens.