Com medo, milhares buscam abrigo em estações de metrô de Kiev
Capital da Ucrânia tem longa rede de transporte metroviário e estações estão sendo usadas como abrigo antiaéreo para resistir aos russos
atualizado
Compartilhar notícia
No primeiro dia após o início da invasão militar russa de larga escala na Ucrânia, milhares de moradores da capital Kiev buscaram refúgio em estações de metrô. Os locais foram designados pelo governo ucraniano como abrigos antiaéreos em caso de ataque russo.
A jornalista ucraniana Kristina Berdynskykh relatou, em suas redes sociais, que até tentou ir para casa quando amanheceu (Kiev está cinco horas à frente de Brasília no fuso horário), mas foi surpreendida pelo alerta das sirenes e preferiu por retornar ao local.
Ela divulgou uma série de imagens sobre a primeira longa noite de temor na capital da Ucrânia, onde vivem três milhões de pessoas. “Após o anúncio de um alerta aéreo, havia ainda mais pessoas nas estações de metrô”, escreveu ela, na legenda.
Veja a postagem:
После объявления воздушной тревоги в Киеве людей на станциях метро стало еще больше #Ukraine #Kyiv pic.twitter.com/kD46p3hczK
— Kristina Berdynskykh (@berdynskykh_k) February 25, 2022
Киевское метро сейчас. Станция «Оболонь».
Видео: УНИАН pic.twitter.com/eoD5wNkceJ
— Новая Газета (@novaya_gazeta) February 25, 2022
Já há registro de ataques aéreos em áreas próximas de Kiev e na própria capital e destroços de um avião de combate (ainda não está claro se russo ou ucraniano) caíram sobre dois prédios residenciais, causando um incêndio e ferindo ao menos oito pessoas.
A mídia ucraniana informou que tropas e tanques russos se aproximam de Kiev para iniciar um ataque por terra. Na tentativa de atrasá-los, as forças de defesa ucranianas resolveram explodir uma ponte sobre o rio Teteriv, no caminho para a capital.