Com crescimento desacelerando, PIB chinês tem alta de 7,8%
Economistas apontam que novos surtos de Covid-19 no país contribuíram para desaceleração no crescimento da economia no país
atualizado
Compartilhar notícia
OProduto Interno Bruto (PIB) da China teve um aumento de 7,8% no segundo trimestre deste ano em relação a 2020. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (15/7) pelo goveno chinês.
Economistas ouvidos pela Reuters esperavam um crescimento maior, por volta de 8,1%. Já segundo uma pesquisa feita com economistas pelo Wall Street Journal, o indicador está dentro do previsto.
Em função da pandemia da Covid-19, no entanto, o resultado ainda é positivo. No primeiro trimestre de 2021, em comparação ao mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 18,3%, superando expectativas de economistas. O segundo trimestre deste ano também mostrou um crescimento positivo com uma alta de 12,7%.
O aumento no PIB chinês, entretanto, vem desacelerando. A suspeita de economistas é que a desaceleração da atividade industrial, o aumento no custos das matérias-primas e os novos surtos de Covid causaram esse efeito.
Mesmo assim, a produção industrial apresentou um crescimento de 8,3% em junho, acima da expectativa de 7,8% dos economistas. O indicador também desacelerou em relação ao mês anterior, acompanhando a economia do país.