metropoles.com

Com chanceler de Israel, brasileira sobrevivente do Hamas critica Lula

Brasileira condenou a fala do presidente Lula que comparou a atuação de Israel em Gaza ao Holocausto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/X
Israel Katz e brasileira sobrevivente de ataque do Hamas
1 de 1 Israel Katz e brasileira sobrevivente de ataque do Hamas - Foto: Reprodução/X

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, usou o depoimento de uma brasileira para voltar a cobrar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a comparação do conflito na Faixa de Gaza ao massacre de judeus durante o Holocausto, na Segunda Guerra Mundial.

O chanceler israelense publicou um vídeo ao lado de Rafaela Triestman, que vive em Israel e estava no festival de música alvo de um ataque do grupo palestino Hamas, em 7 de outubro do ano passado. A jovem sobreviveu à ação, mas o namorado dela, Ranani Glazer, acabou morto.

“Presidente Lula, após a sua comparação entre a nossa guerra justa contra o Hamas e os atos desumanos de Hitler e dos nazistas, a Rafaela tem uma mensagem que o senhor deveria ouvir”, escreveu Katz.

Na publicação, Triestman relata os momentos de horror que viveu durante o ataque terrorista. “Dia 7 de outubro foi o maior trauma da minha vida”, afirmou.

Confira a publicação:

Rafaela Treistman, o namorado e um amigo, Rafael Zimerman, conseguiram fugir e se abrigaram em um bunker. No entanto, o local foi invadido por membros do Hamas. O ataque deixou mais de 200 mortos.

“O Hamas entrava dentro do nosso bunker, atirava nas pessoas e ria da nossa cara. Gritava e comemorava na nossa cara. Isso não é um grupo de defesa, é um grupo de terrorismo”, declarou.

“Comparação de Israel com Hitler”

Ela também condenou a fala do presidente Lula que comparou a atuação de Israel em Gaza ao Holocausto e classificou a ofensiva como genocídio.

“Genocídio seria se estivéssemos boicotando empresas palestinas. Seria se estivéssemos indo contra um povo. Seria se a população tivesse diminuído significativamente. Israel faz de tudo para proteger os cidadãos de Gaza, inclusive perde muito dos próprios soldados”, defendeu.

Rafaela afirmou que é “uma situação complicada” saber que ela não pode voltar ao país “por conta do perigo de ser judia e estar num país onde tem muito antissemitismo”.

“Que a representação do país faz comentários antissemitas. Onde o governo compara o que Israel faz com Hitler, desrespeitando a memória de 6 milhões de judeus que morreram por causa do Holocausto”, completou.

Rafaela também acusou o governo brasileiro de não prestar assistência aos familiares das vítimas e sobreviventes do ataque de 7 de outubro.

O Metrópoles entrou em contato com o Itamaraty, que mandou a seguinte nota:

“O Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, entrou em contato com os familiares dos nacionais feridos e falecidos na ocasião dos atentados terroristas perpetrados pelo Hamas no dia 07/10/2023, tendo o Embaixador do Brasil em Tel Aviv inclusive estado presente a funeral de uma das cidadãs assassinadas na ocasião.

De modo a atender à imensa demanda por assistência consular, no dia seguinte ao evento, a representação diplomática disponibilizou formulário eletrônico a fim de cadastrar e facilitar a comunicação com os brasileiros que se encontravam em Israel e necessitavam de qualquer tipo de apoio naquele momento.

Recorda-se, ademais, que o governo brasileiro empreendeu amplo esforço de repatriação de brasileiros que se encontravam em Israel, tendo sido realizados, por meio da Operação Voltando em Paz, 8 voos da Força Aérea Brasileira a partir do território israelense, por meio do qual retornaram ao Brasil mais de 1.400 cidadãos.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?