metropoles.com

Com 57% da população vacinada, Chile abre escolas e comércio

Fronteiras permanecem fechadas para estrangeiros e com restrições para cidadãos e residentes do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Chileno recebe a vacina
1 de 1 Chileno recebe a vacina - Foto: Getty Images

Com 57% da população totalmente vacinada, o governo do Chile anunciou, nesta quinta-feira (8/7), que diminuirá as restrições da pandemia. O objetivo é retomar as aulas presenciais e possibilitar um aquecimento na economia com a abertura das atividades comerciais. No entanto, o toque de recolher e as restrições de entrada e saída no país continuarão a valer.

Após uma terceira onda forte entre abril e maio, quando houve um relaxamento das restrições, os números de casos e de óbitos por Covid-19 vêm diminuindo gradativamente. De acordo com dados do Our World in Data, 67,9% da população acima de 12 anos já tomou ao menos uma dose da vacina. O país usa a vacina do laboratório chinês Sinovac, conhecida no Brasil como Coronavac, a AstraZeneca e a Pfizer.

3 imagens
1 de 3

Divulgação/Instituto Butantan
2 de 3

Ignacio Palacios/Getty Images
3 de 3

Reprodução/Instagram

O ensino remoto é uma das preocupações do governo, que adotou o modelo de forma majoritária desde março de 2020. A desigualdade de acesso às plataformas digitais e à internet fez com que autoridades criassem um plano “Passo a Passo” de restrições, que classifica a educação como fundamental. Com o novo método, fica a critério dos pais enviar ou não os filhos à escola, mas o governo define a presença como “vital para a formação dos alunos”.

As fronteiras permanecem fechadas a estrangeiros e com limitações para cidadãos do país e residentes. Já cinemas e estádios de futebol já poderão abrir a partir da próxima semana. A maior preocupação é a disseminação da variante Delta, que se propaga mais rapidamente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?