Colômbia: vice-presidente Francia Márquez diz que seria alvo de bomba
Em rede social, a vice colombiana disse que sua equipe de segurança localizou um artefato explosivo com mais de 7 kg
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta terça-feira (10/1), a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, afirmou ter sido vítima de um atentado malsucedido. Em rede social, ela disse que sua equipe de segurança localizou um artefato explosivo com mais de 7 kg.
Segundo a vice-presidente, era claro o objetivo de atentar contra sua vida. O dispositivo explosivo teria alta capacidade de destruição e estava na rua em que mora.
A equipe de segurança encontrou o material durante varredura na localidade para receber Francia Márquez, que chegaria ao local para estadia de três dia.
“Com base nas características e local em que o artefato foi encontrado, o pessoal de inteligência e segurança concluiu que se tratava de um ataque óbvio contra a vice-presidente”, afirma relatório divulgado.
Integrantes de mi equipo de seguridad hallaron un artefacto con más de 7 kilos de material explosivo en la vía que conduce a mi residencia familiar en la vereda de Yolombó, en Suarez, Cauca. El mismo fue destruido de manera controlada por personal anti explosivos de la SIJIN. pic.twitter.com/gUpYQVOfFD
— Francia Márquez Mina (@FranciaMarquezM) January 10, 2023
Francia Márquez é a primeira negra a assumir a vice-presidência do país. Ela chegou ao cargo a partir da eleição de Gustavo Petro, que assumiu como o primeiro governo assumidamente de esquerda a comandar a Colômbia.
Entre as medidas prometidas por Marquez, está a criação do Ministério da Igualdade, do qual será chefe. O objetivo é garantir equidade de gênero, classe e raça no país.
“Não vamos parar de trabalhar, dia após dia, até que cheguemos à paz total que sonha e necessita a Colômbia . Não desistiremos até que em cada território seja possível viver em verdadeira harmonia”, afirmou nesta terça-feira (10/1).