Colômbia: Petro nomeia ex-guerrilheiro como chefe de inteligência
Novo diretor do DNI é colega de Gustavo Petro e chegou a trabalhar com o presidente em um extinto movimento de guerrilha
atualizado
Compartilhar notícia
Ex-guerrilheiro de esquerda, o filósofo Manuel Alberto Casanova é o novo diretor-geral do Departamento Administrativo Nacional de Inteligência (DNI) da Colômbia. Casanova foi nomeado pelo presidente Gustavo Petro em um decreto do último dia 18.
O novo chefe de inteligência é colega de Petro e chegou a trabalhar com o presidente, também antigo combatente, no extinto movimento guerrilheiro M-19.
Segundo a oposição, é a primeira vez que o DNI é coordenado por uma pessoa sem experiência em gestão de inteligência e contrainteligência estratégica em segurança.
Presidente esquerdista
Petro tomou posse como presidente da Colômbia dia 7 de agosto. Ele é o primeiro chefe de Estado de esquerda da história do país e já surpreendeu por trocar o Alto-Comando das Forças Armadas menos de uma semana após assumir o cargo.
Aos 62 anos, o presidente diz que sua a prioridade é acabar com a fome do país de 50 milhões de habitantes. Seus eleitores esperam que o colombiano faça reformas sociais e econômicas para reduzir a violência e a desigualdade social.