Colômbia fecha fronteiras com a Venezuela para avaliar danos
O diretor-geral de Migração, Christian Krüger Sarmiento, disse que é preciso avaliar a situação antes de retomar o serviço alfandegário
atualizado
Compartilhar notícia
O governo colombiano decidiu fechar a fronteira com a Venezuela no Departamento do Norte de Santander neste domingo (24/2) e na segunda-feira (25/2) para avaliar os danos causados pelos conflitos. O anúncio foi feito pelo diretor-geral de Migração, Christian Krüger Sarmiento, na noite desse sábado (23/2).
Manifestantes e militares venezuelanos entraram em confronto durante esse sábado, que amanheceu com as divisas entre Colômbia e Venezuela fechadas. Um grupo tentava entrar no país em crise com ajuda humanitária, mas foi barrado pelas Forças Armadas.
Sarmiento informou que houve danos na estrutura dos pontos alfandegários “por parte do regime de Nicolás Maduro” e será preciso tomar algumas medidas para que o atendimento nessas unidades possa voltar à normalidade na próxima terça-feira (26/2).
Mortes
Na fronteira com o Brasil, pelo menos quatro pessoas morreram e 25 ficaram feridas na cidade venezuelana de Santa Elena devido aos conflitos do último sábado. As forças de segurança de Maduro impediram a entrada de ajuda humanitária internacional no país.
O Brasil enviou dois caminhões à cidade de Pacaraima (RR), na fronteira, com itens básicos de saúde e alimentos, como arroz e leite em pó, para serem entregues à população. Os veículos, no entanto, foram impedidos de entrar na Venezuela.