Colômbia e Peru prometem banco de dados sobre imigrantes venezuelanos
ONU estima que 2,3 milhões de venezuelanos fugiram do país desde 2014, com a maioria indo para os dois países vizinhos
atualizado
Compartilhar notícia
As autoridades de imigração colombianas e peruanas prometeram construir um banco de dados conjunto para compartilhar informações sobre o número crescente de venezuelanos que estão fugindo da crise econômica e humanitária do país comandado por Nicolás Maduro. O plano foi anunciado nesta terça-feira (28/8), após uma reunião regional de dois dias com o objetivo de desenvolver uma resposta unificada ao êxodo de pessoas da Venezuela.
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 2,3 milhões de venezuelanos fugiram do país desde 2014, com a maioria indo para o Peru ou a Colômbia. Cerca de 1 milhão de venezuelanos chegou à Colômbia em menos de dois anos, enquanto autoridades peruanas dizem que há mais de 400 mil no país.
Segundo o diretor do órgão responsável pela política de imigração da Colômbia, Christian Kruger, o banco de dados permitirá às nações compartilharem informações sobre temas como status de imigração, saúde e segurança. Ele espera que outras nações, incluindo o Equador, se unam ao projeto.