metropoles.com

Colômbia vai receber crianças vítimas da guerra na Faixa de Gaza

Segundo governo da Colômbia, entre 35 e 50 crianças vítimas da guerra na Faixa de Gaza devem ser transferidas para o país sul-americano

atualizado

Compartilhar notícia

Hassan Jedi/Anadolu via Getty Images
Imagem colorida mostra crianças em destroços na Faixa de Gaza - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra crianças em destroços na Faixa de Gaza - Metrópoles - Foto: Hassan Jedi/Anadolu via Getty Images

A Colômbia vai receber e cuidar de crianças vítimas da guerra na Faixa de Gaza, que já se estende por mais de oito meses. A informação foi divulgada pelo ministro das Relações Exteriores do país, Luis Gilberto Murillo, nessa sexta-feira (21/6).

De acordo com o chanceler, as vítimas do conflito que estão no Egito, devem ser transferidas para a Colômbia junto de suas famílias. Murillo afirma que entre 35 e 50 crianças devem receber tratamento no país sul-americano durante cerca de seis meses.

O anúncio surge dias após o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia afirmar que um hospital militar do país poderia receber crianças palestinas para reabilitação.

A situação de crianças na Faixa de Gaza tem sido alvo de preocupação da comunidade internacional desde o início da guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas, em outubro de 2023.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) fez um alerta, ainda no primeiro mês de guerra, de que o enclave palestino havia se tornado um “cemitério de crianças”.

Já a Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA) afirmou, no último dia 15 de junho, que mais de 50 mil crianças em Gaza precisam de tratamento médico urgente devido à desnutrição aguda. 

Segundo o último relatório do Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, mais de 7,7 mil crianças já morreram desde o início do conflito. A guerra foi motivada pela incursão do grupo extremista no território israelense que deixou cerca de 1,2 mil mortos além de centenas de pessoas sequestradas. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?