Coletes amarelos fazem novo protesto na França
Trata-se do sexto sábado consecutivo de manifestações contra o aumento do preço do combustível
atualizado
Compartilhar notícia
Centenas de apoiadores do movimento “coletes amarelos” (gilets jaunes) compareceram neste sábado (22/12) para uma manifestação no bairro de Montmartre, em Paris, na França, após um apelo do líder Eric Drouet.
As lojas e estabelecimentos comerciais do bairro, um dos mais turísticos da capital francesa, começaram a fechar as portas imediatamente.
Policiais e agentes com carros blindados foram colocados em alerta em Paris, mas também nas cidades de Lyon, Orleans e Versalhes.
Na madrugada, um motorista morreu em um acidente em uma estrada que estava bloqueada pelos “coletes amarelos” em Perpignan, no sudeste da França. É a 10ª vítima desde novembro, quando o movimento começou.
Trata-se do sexto sábado consecutivo de protestos, iniciados contra o aumento do preço do combustível e como crítica às políticas sociais e econômicas do presidente Emmanuel Macron.
O governo da França já adotou uma série de medidas para encerrar o descontentamento, como um aumento de 100 euros no salário mínimo e o cancelamento do reajuste dos combustíveis. Mesmo assim, os líderes dos “coletes amarelos” continuam convocando os protestos. (ANSA)