metropoles.com

Cloroquina: médico diz ter sido demitido por contrariar Trump

Chefe de agência que cuida de vacinas nos EUA afirma que resistiu a que se financiasse “medicamentos sem mérito científico”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Diretor da Autoridade Biomédica Avançada de Pesquisa e Desenvolvimento (Biomedical Advanced Research and Development Authority, em inglês, ou Barda), agência responsável por desenvolver e comprar vacinas nos Estados Unidos, o médico norte-americano Rick Bright foi demitido na terça-feira (21/04). O movimento pegou de surpresa especialistas da área de saúde no país, porque ele liderava a busca por vacina contra o coronavírus.

Nesta quarta-feira (22/04), Bright enviou uma declaração ao jornal The New York Times afirmando que um dos fatores que o levou a ser dispensado foi a “insistência para que o governo invista os bilhões de dólares liberados pelo Congresso para enfrentar a Covid-19 em soluções seguras e cientificamente examinadas, não em medicamentos, vacinas e outras tecnologias que não têm mérito científico“.

Embora Bright não tenha citado o nome da hidroxicloroquina, o medicamento foi o centro da disputa com o governo de Donald Trump, que vinha defendendo uma expansão rápida da droga já utilizada no tratamento da malária e de doenças autoimunes, como o lúpus. O médico se opunha à expansão rápida da oferta do medicamento para pacientes com Covid-19.

Foi uma situação muito parecida à ocorrida no Brasil, onde o remédio também foi um dos fatores a contribuir para a queda do então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, após disputa com o presidente Jair Bolsonaro, que, a exemplo, de Trump, adotou a substância como aposta para enfrentar o coronavírus e reabrir o país.

O médico também afirmou, no comunicado, que feito uma denúncia ao inspetor geral, uma espécie de corregedor, do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, o Ministério da Saúde dos EUA.

Na declaração, Bright foi duro. “Minha formação profissional me preparou por um momento como este, de enfrentar e derrotar um vírus mortal que ameaça americanos e pessoas do mundo inteiro. Até agora, liderei os esforços do governo para investir na melhor ciência disponível para combater a pandemia da Covid-19″, afirmou.

“Infelizmente, isso resultou em confrontos com a liderança política do Departamento de Saúde, incluindo críticas por meus esforços de investir cedo em vacinas e suprimentos essenciais para salvar vidas. Também resisti aos esforços para financiar drogas potencialmente perigosas promovidas por pessoas com conexões políticas ”, prosseguiu.

“Especificamente, e ao contrário de diretrizes equivocadas, limitei o amplo uso de cloroquina e hidroxicloroquina, promovido pelo governo como uma panaceia, mas que claramente não tem mérito científico.”

(Com informações da Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?