Cinco militares morrem em queda de helicóptero na Guiana
A aeronave desapareceu na quarta-feira, enquanto sobrevoava a região de Essequibo. Ela viaja para observar a fronteira com a Venezuela
atualizado
Compartilhar notícia
As autoridades da Guiana encontraram cinco mortos entre os destroços de um helicóptero militar das Forças Armadas do país, nesta quinta-feira (7/12). A aeronave desapareceu nessa quarta-feira (6/12), enquanto sobrevoava a região de Essequibo, alvo de disputa com a Venezuela.
Segundo o brigadeiro-chefe do exército guianês, general Omar Khan, a aeronave modelo Bell 412 EPI havia decolado da base Olive Creek (oeste da Guiana), com sete militares. Eles viajam para observar a fronteira com a Venezuela. No entanto, o helicóptero desapareceu a 48km do objetivo.
A causa do acidente ainda não é conhecida. Dois tripulantes sobreviveram, porém o estado de saúde deles não foi divulgado.
Em comunicado, o governo da Guiana informou que vai investigar o caso: “A próxima fase da operação envolve a remoção (da vegetação) da área. Então, seguiremos com as investigações”.
As autoridades do país informaram que a área passava por instabilidades climáticas. Até o momento, não há indícios de ligação do ocorrido com a crise com a Venezuela.
As duas nações passam por tensões, após o governo venezuelano ter realizado um referendo consultivo no último domingo (3/12) para deliberar sobre a Guiana Essequiba, território vizinho rico em recursos naturais.