metropoles.com

Ciganos ganharão memorial em antigo campo de concentração da França

A primeira-ministra da França anunciou, nesta segunda-feira (30/1), a criação de um memorial. Ação integra plano contra racismo de ciganos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Foto colorida de panfleto do plano francês para combater o racismo e discriminação de ciganos - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de panfleto do plano francês para combater o racismo e discriminação de ciganos - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

A primeira-ministra da França, Élisabeth Borne, anunciou a construção de um memorial em homenagem aos povos ciganos perseguidos durante a Segunda Guerra Mundial. O monumento ficará no antigo campo de concentração de Montreuil-Bellay.

O comunicado ocorreu durante uma coletiva, realizada nesta segunda-feira (30/1), na qual o governo apresentou um plano contra o racismo, o anti-semitismo e a discriminação de povos ciganos.

Em especial, aos ciganos, que sofrem repressão histórica. Historiadores estimam que entre 220 mil e 500 mil ciganos foram assassinados durante a 2ª Guerra Mundial.

“É uma luta que nos une pela igualdade de oportunidades. Uma luta pela República e pelos valores da França”, disse a primeira-ministra.

O “Plano Nacional de Combate ao Racismo, Antissemitismo e Discriminação Relacionada à Origem 2023-2026” é uma cartilha com 80 medidas contra autores dos crimes de ódio contra ciganos e outras comunidades, formulada em conjunto com diversos ministérios da França.

A ministra da Igualdade entre Mulheres e Homens, Diversidade e Igualdade de Oportunidades, Isabelle Rome, afirmou que as autoridades da França vão “acionar uma máquina judicial implacável contra os autores desses atos”.

“É nosso dever ser intratáveis com aqueles que jogam impunemente com o ódio racista e anti-semita. O ódio matou, ainda mata”, declarou Isabelle no Twitter.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?