metropoles.com

Cientistas encontram ovo com embrião de dinossauro preservado. Veja

Apelidade carinhosamente pelos cientistas como “Baby Yingliang”, o fóssil tem aproximadamente de 72 a 66 milhões de anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Crédito: Lida Xing/ Universidade de Edinburgh
1 de 1 - Foto: Crédito: Lida Xing/ Universidade de Edinburgh

Cientistas da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, anunciaram, nesta terça-feira (21/12), a descoberta de um ovo de dinossauro com um embrião dentro, extremamente conservado. O fóssil, segundo os cientistas, tem aproximadamente de 72 a 66 milhões de anos e foi apelidado como “Baby Yingliang”.

Veja a imagem do ovo e embrião:

Reconstrução da vida de um embrião de dinossauro oviraptorossauro prestes a eclodir, com base no novo espécime “Baby Yingliang”.

O ovo foi descoberto na região de Ganzhou, no sul da China, e foi deixado, provavelmente por um dinossauro terópode desdentado, que geralmente são carnívoros ou omnívoros e bípedes. Os historiadores e cientistas acreditam que essa espécie tenha vagado pela Ásia e pela América do Norte durante sua existência.

A coautora da publicação na revista iScience e umas das pessoas que fez parte da descoberta Fion Waisum Ma descreveu o fóssil como sendo um dos mais preservados que já viu. “É um dos melhores embriões de dinossauro já encontrados”, disse a estudiosa à AFP.

O “Baby Yingliang” tem, de acordo com a pesquisa, cerca de 27 cm de comprimento da cabeça à cauda ​​e, compactado, dentro de um ovo fossilizado alongado de 17 cm.

Além de Waisum Ma, outros pesquisadores da Universidade de Birmingham, China University of Geosciences, Pequim e paleontólogos de Edimburgo, participaram da missão e descoberta do embrião de dinossauro.

“Este embrião de dinossauro dentro de seu ovo é um dos fósseis mais bonitos que já vi. Este pequeno dinossauro pré-natal se parece com um filhote de passarinho enrolado em seu ovo, o que é mais uma evidência de que muitas características dos pássaros de hoje evoluíram em seus ancestrais dinossauros”, disse outro coator do projeto, professor de Paleontologia e Evolução na Universidade de Edimburgo, Steve Brusatte.

Depois de uma vasta pesquisa no pequeno embrião, o fóssil será alojado no Museu de História Natural Yingliang Stone em Xiamen, no sudeste da China.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?