metropoles.com

Telescópio James Webb captura suas primeiras imagens de Marte. Confira

As fotos foram tiradas no último dia 5 de setembro, por meio de infravermelho, e mostram a região do hemisfério oriental do planeta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
NASA, ESA, CSA, STScI, equipe Mars JWST/GTO
imagens inéditas da Nasa
1 de 1 imagens inéditas da Nasa - Foto: NASA, ESA, CSA, STScI, equipe Mars JWST/GTO

A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) e a Agência Espacial Europeia (ESA) divulgaram, nesta segunda-feira (19/9), imagens inéditas captadas pelo telescópio espacial internacional James Webb de Marte. As fotos foram tiradas no último dia 5 de setembro, com o auxílio de luz infravermelha.

As imagens capturadas pela Near-Infrared Camera (NIRCam) revelam uma região do hemisfério oriental do planeta em dois comprimentos de onda diferentes, ou cores de luz infravermelha.

Segundo a Nasa, as fotos oferecem uma observação única de diferentes períodos de um dia marciano, como a manhã, o pôr do sol e a noite. As imagens serão utilizadas para estudar fenômenos de curto prazo do planeta vermelho, como tempestades de poeira, padrões climáticos e mudanças sazonais.

Com comprimento de onda mais curto de 2,1 mícrons (canto superior direito), a imagem revela detalhes da superfície semelhantes aos aparentes nas fotos com luz visível. Já a captura realizada por meio de comprimento de onda de 4,3 microns (inferior direito) é capaz de mostrar a emissão térmica do planeta vermelho.

A imagem do canto superior esquerdo é capaz de revelar detalhes do terreno, como a Bacia de Hellas, os anéis da Cratera Huygens e a rocha vulcânica escura de Syrtis Major.

De acordo com a Nasa, as imagens serão utilizadas no futuro para explorar as diferenças regionais em todo o planeta vermelho e procurar gases como o metano e o cloreto de hidrogênio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?