Telescópio James Webb captura suas primeiras imagens de Marte. Confira
As fotos foram tiradas no último dia 5 de setembro, por meio de infravermelho, e mostram a região do hemisfério oriental do planeta
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) e a Agência Espacial Europeia (ESA) divulgaram, nesta segunda-feira (19/9), imagens inéditas captadas pelo telescópio espacial internacional James Webb de Marte. As fotos foram tiradas no último dia 5 de setembro, com o auxílio de luz infravermelha.
As imagens capturadas pela Near-Infrared Camera (NIRCam) revelam uma região do hemisfério oriental do planeta em dois comprimentos de onda diferentes, ou cores de luz infravermelha.
Segundo a Nasa, as fotos oferecem uma observação única de diferentes períodos de um dia marciano, como a manhã, o pôr do sol e a noite. As imagens serão utilizadas para estudar fenômenos de curto prazo do planeta vermelho, como tempestades de poeira, padrões climáticos e mudanças sazonais.
Com comprimento de onda mais curto de 2,1 mícrons (canto superior direito), a imagem revela detalhes da superfície semelhantes aos aparentes nas fotos com luz visível. Já a captura realizada por meio de comprimento de onda de 4,3 microns (inferior direito) é capaz de mostrar a emissão térmica do planeta vermelho.
A imagem do canto superior esquerdo é capaz de revelar detalhes do terreno, como a Bacia de Hellas, os anéis da Cratera Huygens e a rocha vulcânica escura de Syrtis Major.
De acordo com a Nasa, as imagens serão utilizadas no futuro para explorar as diferenças regionais em todo o planeta vermelho e procurar gases como o metano e o cloreto de hidrogênio.