metropoles.com

Sonda chinesa retorna à Terra com 2kg de amostras colhidas na Lua

Esperança é que as amostras ajudem na compreensão da história lunar e a melhorarem as tecnologias necessárias para astronautas chineses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
News CN/ Reprodução
chinese_capsule
1 de 1 chinese_capsule - Foto: News CN/ Reprodução

Pousou na Terra, nesta quinta-feira (17/12), uma sonda chinesa trazendo 2kg de amostras da superfície da Lua. A primeira missão deste tipo em mais de 40 anos é considerada uma vitória tecnológica no espaço para a humanidade.

Diante da empreitada, a China se torna o terceiro país a ter coletas de amostras lunares. As informações foram divulgadas pela Administração Espacial Nacional da China (Anec) em um comunicado oficial. “O módulo do projeto de exploração lunar Chang’e 5 pousou com sucesso na área planejada”, disse a entidade.

A esperança é que as amostras possam ajudar na compreensão da história lunar e melhorar as tecnologias necessárias para astronautas chineses à Lua, previsto para 2030.

“A conquista brilhante de vocês ficará para sempre gravada na memória de nossa pátria e de nosso povo”, disse o presidente Xi Jinping.

No espaço desde 24 de novembro último, a sonda aterrissou em uma província no norte da Mongólia Interior e já foi resgatada pelo governo chinês. Ao todo, o equipamento pesa mais de 8 toneladas e é a maior nva enviada pelo país asiático ao espaço.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?