Sonda chinesa retorna à Terra com 2kg de amostras colhidas na Lua
Esperança é que as amostras ajudem na compreensão da história lunar e a melhorarem as tecnologias necessárias para astronautas chineses
atualizado
Compartilhar notícia
Pousou na Terra, nesta quinta-feira (17/12), uma sonda chinesa trazendo 2kg de amostras da superfície da Lua. A primeira missão deste tipo em mais de 40 anos é considerada uma vitória tecnológica no espaço para a humanidade.
Diante da empreitada, a China se torna o terceiro país a ter coletas de amostras lunares. As informações foram divulgadas pela Administração Espacial Nacional da China (Anec) em um comunicado oficial. “O módulo do projeto de exploração lunar Chang’e 5 pousou com sucesso na área planejada”, disse a entidade.
A esperança é que as amostras possam ajudar na compreensão da história lunar e melhorar as tecnologias necessárias para astronautas chineses à Lua, previsto para 2030.
“A conquista brilhante de vocês ficará para sempre gravada na memória de nossa pátria e de nosso povo”, disse o presidente Xi Jinping.
No espaço desde 24 de novembro último, a sonda aterrissou em uma província no norte da Mongólia Interior e já foi resgatada pelo governo chinês. Ao todo, o equipamento pesa mais de 8 toneladas e é a maior nva enviada pelo país asiático ao espaço.