Sol surpreende com 10 erupções em um dia. E outras estão a caminho
Erupções poderosas do Sol causaram apagões nas rádios de aviadores e marinheiros
atualizado
Compartilhar notícia
Em apenas um dia, o Sol registrou manchas e oito explosões fortes em direção à Terra, após alguns dias de calmaria. Na quarta-feira (14/12), essas emissões poderosas causaram apagões nas rádios de aviadores e marinheiros. E mais estão por vir.
De acordo com os gráficos do site Spaceweather, que é especializado em fenômenos solares, as tempestades solares foram distribuídas durante o dia inteiro, entre as 8h e a meia-noite. A mancha solar nomeada AR3165 enviou erupções solares de classe M (tamanho médio).
Segundo especialistas, erupções de classe M foram seguidas por ejeções de massa coronal, que são toneladas de plasma solar expelidas em direção ao espaço.
“Pulsos de radiação ultravioleta extrema estão ionizando o topo da atmosfera da Terra, causando frequentes apagões de rádio de ondas curtas. Os eventos de blecaute são regionais, como este , mas estão acontecendo ao redor do globo enquanto a Terra gira sob o sol escaldante”, afirmou o Spaceweather.
No informe desta sexta-feira (16/12), o site relatou que a mancha solar AR3165 não está voltada diretamente para a Terra, o que minimiza o impacto dela no planeta. No entanto, há uma mancha mais forte, a AR3163, que tem campo magnético instável “e está olhando diretamente para nós”.
A mistura de polaridades dela pode causar uma reconexão magnética explosiva e uma poderosa erupção solar direcionada à Terra. “Qualquer mancha emergindo do local da explosão quase certamente atingiria nosso planeta, causando tempestades geomagnéticas.”
Como isso afeta a Terra?
Quando as manchas ou explosões solares se direcionam ao planeta Terra, são geradas tempestades geomagnéticas com efeitos na magnetosfera terrestre, ionosfera e termosfera.
Embora o fênomeno mereça atenção, não há previsão para nenhum evento mais grave relacionada à AR3165, como informaram cientistas que estão monitorando o clima espacial.
Há chances, no entanto, de pequenas de erupções de classe X, categoria mais intensa que pode causar blecautes de rádio em todo o mundo e afetar satélites em órbita.
As manchas solares mantêm um nível mais alto de energia, por isso aparecem quando o Sol aumenta a atividade. Essa energia armazenada é eventualmente liberada, o que resulta em erupções solares – que são ejeções de radiação eletromagnética, principalmente raios-X -, responsáveis por expelir milhões de toneladas de plasma solar diretamente para o Espaço.
As erupções solares são classificadas conforme o nível de potência e variam entre classe A, classe B e classe C a classe M e classe X. As explosões da classe X são 10 vezes mais fortes do que uma classe M e 100 vezes mais fortes do que uma classe C.