metropoles.com

Rússia sabia de Biden em Kiev, diz embaixador dos EUA no ciberespaço

Nathaniel Fick, embaixador para o Ciberespaço e Política Digital dos EUA, afirmou que país avisou para os russos da visita de Biden à Kiev

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabrício Vitorino/Especial Metrópoles
Imagem colorida mostra Nathaniel Fick e Willi Hurd conversam na SxSW - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Nathaniel Fick e Willi Hurd conversam na SxSW - Metrópoles - Foto: Fabrício Vitorino/Especial Metrópoles

Austin (EUA) – A visita do presidente norte-americano Joe Biden à capital ucraniana Kiev, em 20 de fevereiro, não foi tão secreta assim. A revelação foi feita durante uma conversa realizada no South by Southwest (SxSW), evento de cultura e tecnologia que acontece todos os anos em Austin, no Texas. Segundo Nathaniel Fick, embaixador para o Ciberespaço e Política Digital dos Estados Unidos.

“Acredito que a diplomacia tenha de ser a primeira e mais importante ferramenta. E temos que manter os canais de comunicação abertos. Quando o presidente esteve na Ucrânia, nós comunicamos aos russos com antecedência de que ele iria a Kiev, de modo a evitar um erro catastrófico da parte deles. Da mesma forma, quando houve um incidente com um míssil na Polônia, eles nos avisaram com antecedência. É importante essa comunicação para evitar uma escalada inadvertida do conflito”, explicou Fick.

Ainda na conversa, conduzida pelo ex-parlamentar republicano, ex-agente da CIA e especialista em tecnologia Willi Hurd, o diplomata lamentou que os EUA tenham perdido a “guerra das telecomunicações”.

“Nós tínhamos, no Ocidente, Nokia, Siemens, Bell, Qualcomm, Motorola e tantas outras, mas perdemos a corrida para a China. A Huawei, com todo o subsídio estatal, hoje tem o domínio desse mercado. E precisamos observar para que não percamos as próximas disputas nesse campo. Vantagens conquistadas em um momento inicial se transformam em vantagens constantes e sustentáveis”, explicou o embaixador.

TikTok

Ainda sobre a China, um dos assuntos mais polêmicos no momento nos EUA – se o TikTok deve ser banido do país – não ficou de lado. Curiosamente, o ponto uniu Fick, um democrata, e Hurd, um republicano. Para ambos, a rede social chinesa é uma ameaça à segurança nacional e precisa ser tratada como tal.

“Trata-se de um treinamento de algoritmo sem precedentes. E a diferença é que, se o Twitter, o Facebook, o Google não podem operar na China, como não é possível haver reciprocidade?”, diz Hurd.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?