Plutão tem céu azul e gelo, revela Nasa
“A tonalidade nos fala sobre o tamanho e composição das partículas da atmosfera”, explica a cientista Carly Howett
atualizado
Compartilhar notícia
Plutão tem céu azul e gelo, revelou nesta quinta-feira (8/10) a Nasa, agência espacial norte-americana. A descoberta foi feita pela sonda espacial New Horizons. “A tonalidade azul nos fala sobre o tamanho e composição das partículas da atmosfera”, disse a cientista Carly Howett, do projeto New Horizons.
A coloração do céu é resultado da dispersão da luz solar por partículas muito pequenas. Na Terra, essas partículas são pequenas moléculas de nitrogênio. Em Plutão, essas partículas são um pouco maiores. “Quem teria esperado um céu azul no Cinturão de Kuiper? É lindo”, disse.
Os cientistas acreditam que as partículas denominadas tolinas formam-se em locais elevados da atmosfera, onde os raios ultravioleta se dispersam e ionizam o nitrogênio e as moléculas de metano, permitindo que elas reajam umas com as outras para formar substâncias mais complexas. Quando eles se recombinam, formam macromoléculas. Gases voláteis condensam e cobrem suas superfícies com gelo, antes que tenham tempo de cair da atmosfera para a superfície, onde adicionam a coloração a Plutão.
As novas imagens de Plutão também revelaram, em vários pontos, a existência de gelo exposto em Plutão. A descoberta foi feita a partir de dados coletados por um instrumento científico que mapeou a composição das superfícies do planeta-anão e de sua lua Caronte.