Países disputam grãos de asteroide que possui ingredientes para a vida
Amostras do C Ryugu foram coletadas em 2020. Rocha espacial é recheada de aminoácidos
atualizado
Compartilhar notícia
Cientistas de nove países do mundo têm feito fila para obter um único pedaço de um asteroide que contém ingredientes essenciais para a vida. Ao todo, foram solicitados 74 grãos de amostra da rocha espacial chamada C Ryugu.
O primeiro material coletado do asteroide chegou à Terra em dezembro de 2020 após missão da espaçonave Hayabusa2. Na ocasião, cientistas se propuseram a estudar a composição da rocha e, desde então, vêm apresentando resultados das pesquisas.
O C Ryugu possui 20 tipos de aminoácidos, conforme as amostras analisadas. Os aminoácidos são moléculas que se fundem para formar proteínas e são essenciais para a vida.
Isso porque eles ajudam no crescimento, reparação dos tecidos do corpo, digestão de alimentos, dentre outras funções básicas para um ser vivo.
Aminoácidos já foram identificados em asteroides que caíram na Terra, mas não foi possível quantificá-los. Ao atingir a atmosfera, a rocha costuma explodir e perde seus ingredientes.
Em 13 de junho, o Comitê de Alocação de Amostra Hayabusa2 aprovou o envio das amostras aos países que as solicitaram. Os cientistas se preparam para entender, além de como a vida de fato surgiu, o desenvolvimento do Sistema Solar.