O que se sabe até agora sobre o apocalipse que tirou do ar Facebook, WhatsApp e Instagram?
Diversos aplicativos e serviços apresentaram falhas e instabilidade no início da tarde desta segunda-feira
atualizado
Compartilhar notícia
Notificações de aplicativos pararam de aparecer nos celulares no início da tarde desta segunda-feira (4/10). Era o começo de uma série de falhas em aplicativos e serviços. WhatsApp, Facebook e Instagram, foram os primeiros a apresentar problemas, e já estão fora do ar por mais de 4 horas.
Os problemas começaram a surgir um pouco depois das 12h, segundo o site Downdetector.
Pelo Twitter – uma das únicas redes ainda em funcionamento – o perfil oficial do WhatsApp emitiu um comunicado oficial. “Estamos sabendo que algumas pessoas estão com problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal e iremos postar uma atualização aqui assim que possível. Obrigado pela sua paciência”, dizia a nota.
O Facebook seguiu a mesma linha e emitiu um comunicado no Twitter, afirmando que estão trabalhando para solucionar o problema. “Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”.
Um dos principais motivos para os problemas nos aplicativos pode ser uma falha no Domain Name System (DNS), como é o caso do Facebook aqui no Brasil.
Na plataforma Downdetector, usuários ainda relataram instabilidades em outros aplicativos, como Netflix, Nubank, Spotify e serviços do PagBank.
Por volta das 16h foi a vez do Twitter. Erros em carregamento em comentários e imagens foram as reclamações mais comuns de usuários da rede social.
Operadoras de telefonia, como Claro, Vivo e TIM também apresentaram falhas, como relataram usuários do site Downdetector.