Nova técnica pode transformar o ar de Marte em combustível de foguete
Nova técnica utilizada por pesquisadores traz a possibilidade de reduzir bastante a necessidade de combustível para viagens a Marte
atualizado
Compartilhar notícia
As chances de uma viagem tripulada a Marte têm ganhado manchetes nos últimos tempos. Ambos China e Estados Unidos já anunciaram seus planos para envio de astronautas ao planeta. Porém, nem todas as viagens ao nosso vizinho vermelho precisam ter passageiros. De fato, já conhecemos o território marciano de perto. Graças a robôs e sondas, temos informações relevantes sobre a atmosfera e o solo de lá. Enfim, entre planos de colonização e imagens cada vez mais fascinantes do planeta, a verdade é que Marte tem presença cada vez maior em nossos esforços científicos.
A importância de explorar Marte, contudo, não contempla apenas nossos planos para o futuro. A ciência tem o propósito de gerar conhecimento por métodos baseados na realidade. Assim, possibilita também, até mesmo por meios inesperados, novas formas de tecnologia. E assim, de facilitar a existência humana, ou mesmo de suprir demandas históricas de cada período. Dos avanços da exploração espacial no século XX vieram tecnologias como o GPS e a transmissão de dados por satélite. Os avanços do século XXI, da mesma forma, podem trazer técnicas e equipamentos importantes para enfrentarmos desafios urgentes como o aquecimento global.
Leia mais no Socientífica, parceiro do Metrópoles.