Nave chinesa deve atingir a Terra. Brasil está na rota de colisão
Apesar de as chances serem pequenas, destroços da estação Tiangong-1 podem cair na América do Sul, afirma Agência Espacial Europeia
atualizado
Compartilhar notícia
A nave da estação espacial Tiangong-1, lançada em setembro de 2011, deve cair na atmosfera terrestre entre os dias 29 de março e 9 de abril, segundo estimativas da Agência Espacial Europeia (ESA). Há chances de seus destroços atingirem solo brasileiro.
Originalmente, Tiangong-1, a primeira estação espacial chinesa, deveria retornar à Terra de forma controlada, atingindo uma área não populada, próxima à região sul do oceano pacífico.No entanto, em março de 2016, a estação parou de funcionar e a equipe terrestre perdeu controle da aeronave.
Os cientistas da ESA informaram que, além de Brasil, a aeronave tem chances de entrar pela China, Oriente Médio, centro da Itália, norte da Espanha, norte dos Estados Unidos, Nova Zelândia e África do Sul.
Apesar disso, a agência assegurou que as chances de destroços atingirem um ser humano é muito pequena. Em toda a história de voos espaciais, só há registro de uma pessoa ter sido atingida por fragmentos de uma nave. Aconteceu em 1996, e ela não se feriu.