Nasa: sonda Voyager 1 envia dados misteriosos do espaço interestelar
Espaçonave deixou o Sistema Solar em 2013, partindo rumo a novas descobertas pela nossa galáxia
atualizado
Compartilhar notícia
45 anos após ser lançada ao espaço, a sonda da Nasa Voyager 1 continua sua longa jornada pelo espaço interestelar — ou seja, fora do nosso Sistema Solar. Agora, porém, a espaçonave parece estar finalmente se desconectando da Terra.
Isso porque, de acordo com cientistas da Agência Espacial Americana, a Voyager 1 — que está a mais de 23 bilhões de quilômetros — tem enviado dados “misteriosos” para a Terra, o que tem gerado intriga entre os astrônomos.
A suspeita é de que a sonda, que opera corretamente desde 1977, tenha apresentado falhas quanto ao sistema de articulação e controle de altitude. Isso sugere que a Voyager 1 está confusa sobre a própria localização no espaço.
Por estar “desorientada”, sua antena não está voltada para a Terra, fazendo-a falhar ou enviar dados “enigmáticos” para os astrônomos.
Porém, a idade da sonda também é uma hipótese entre a comunidade científica. “A espaçonave tem quase 45 anos, o que está muito além do que os planejadores da missão anteciparam”, afirmou a gerente de projeto das Voyager 1 e 2, Suzanne Dodd.
Os dados aleatórios enviados pela Voyager 1 não refletem a realidade do espaço interestelar, o que tem preocupado os cientistas.
A sonda em questão deixou o Sistema Solar em 2013, partindo rumo a novas descobertas da Via Láctea. As Voyager 1 e 2 tinham apenas 5 anos de expectativa de vida.