metropoles.com

Nasa: saiba detalhes sobre Earendel, a estrela mais antiga do universo

Descoberta foi anunciada nesta quarta-feira (30/3) pela agência espacial. Estrela está localizada a 12,9 bilhões de anos-luz da Terra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Estrela mais antiga do universo
1 de 1 Estrela mais antiga do universo - Foto: Divulgação

A Nasa revelou, nesta quarta-feira (30/3), uma descoberta surpreendente feita pelo telescópio espacial Hubble. A estrela mais antiga já detectada foi achada a uma distância de 12,9 bilhões de anos-luz da Terra, e é considerada o corpo celeste mais antigo do universo.

Intitulada Earendel, cujo significado é “estrela da manhã”, a esfera brilhante surgiu para os astrônomos quando o universo tinha somente 7% de sua idade atual — 13,8 bilhões de anos.

Anteriormente, os cientistas só detectaram aglomerados de estrelas de galáxias muito antigas, e nunca uma estrela solitária, como a Earendel. O astrônomo Brian Welch, da Universidade de Johns Hopkins, em Baltimore, comemorou a descoberta.

“Quase não acreditamos no começo, era muito mais longe do que a estrela anterior mais distante e com maior desvio para o vermelho”, declarou. O desvio para o vermelho se dá devido à luz emitida pelas estrelas — quanto mais esta luz for vermelha, mais distante está o objeto.

Conforme o cientista, a “Earendel existiu há tanto tempo que pode não ter as mesmas matérias-primas que as estrelas ao nosso redor hoje”.

A princípio, Welch acreditava que a estrela se tratava de uma galáxia, devido à alta emissão de luz. Contudo, ao ampliar a imagem enviada pelo telescópio Hubble, percebeu que se tratava de uma estrela solitária.

Os cientistas acreditam que Earendel seja milhões de vezes mais brilhante que o nosso Sol e que possua 50 vezes mais massa que a nossa estrela. Os pesquisadores também informaram que estudarão Earendel através do telescópio espacial James Webb, que promete substituir Hubble e tem alta sensibilidade à luz infravermelha, podendo estudar com mais detalhes objetos a distâncias gigantescas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?