metropoles.com

Nasa diz que 300 milhões de planetas de nossa galáxia podem ser habitáveis

A Agência afirmou que esse número é uma estimativa grosseira do lado conservador e que “poderia haver muito mais”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR
Nasa
1 de 1 Nasa - Foto: Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR

Descobertas feitas pela Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) apontaram que a nossa galáxia pode ter 300 milhões de planetas habitáveis. Para chegar nesse ponto, os cientistas utilizaram dados de nove anos de missão do telescópio Kepler, da agência espacial norte-americana, e identificaram também que alguns desses planetas podem estar bem próximos, a 30 anos-luz de distância do Sol.

Em um comunicado à imprensa, a Nasa afirmou que esse número é uma estimativa grosseira do lado conservador. Segundo a agência, “poderia haver muito mais”.

Em nota, Jeff Coughlin, coautor do estudo e pesquisador de exoplanetas do Instituto SETI, da Nasa, localizado em Taiwan, afirmou: “Estamos um passo mais perto de descobrir se estamos sozinhos no cosmos”.

O coautor do estudo também disse que as descobertas do estudo fazem parte de um “terreno-chave” da “Equação de Drake”, que é usada para estimar o número de civilizações extraterrestres ativas na galáxia.

O Estudo

Os pesquisadores neste estudo se concentraram em alguns requisitos básicos. Eles procuraram estrelas semelhantes ao nosso Sol em idade e temperatura, para que não fossem muito quente ou ativas.

Os cientistas também procuraram exoplanetas com um raio semelhante ao da Terra e destacaram aqueles que provavelmente seriam rochosos.

Para o estudo, também foi levada em consideração a distância de cada planeta de sua estrela: muito perto e o calor poderia vaporizar qualquer água; muito longe e qualquer água poderia congelar.

Os pesquisadores explicam ainda que, para que um planeta seja habitável, é necessário estar na “zona certa” ou a chamada zona “cachinhos dourados”, para manter a água líquida em sua superfície.

4 imagens
Terra
Nasa
Eles procuraram estrelas semelhantes ao nosso Sol
1 de 4

A Nasa pretende mandar "nudes" ao espaço

Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR
2 de 4

Terra

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. As regras têm como objetivo proteger o investimento feito pelo Estadão na qualidade constante de seu jornalismo. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link: https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,nasa-descobre-planeta-do-tamanho-da-terra-em-zona-habitavel,70003147246
3 de 4

Nasa

Reprodução
4 de 4

Eles procuraram estrelas semelhantes ao nosso Sol

HANDOUT/Reuters/Direitos Reservados

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?